VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Trabalho e Renda
Artesãos de Itaboraí recebem carteira nacional e municipal da categoria
Por Trabalho e Renda
Publicado em 04/08/2021
Empreendedores agora poderão ter reconhecimento profissional e vantagens. As secretarias municipais de Turismo e Eventos (SEMTUR) e de Trabalho e Renda (SEMTRAB) deram continuidade a entrega das carteiras municipal e nacional do Artesão. Cerca de 41 artesãos cadastrados no programa Rodízio da Praça em Itaboraí – iniciativa de feira de produtos artesanais com 14 barracas na Praça Marechal Floriano Peixoto foram recebidos no Salão Nobre da sede da Prefeitura de Itaboraí com homenagens e palestra sobre o programa Artesanato em Movimento da Secretaria Estadual de Turismo.
“O projeto Rodízio na Praça é o nosso orgulho. Estamos acompanhando de perto o esforço de cada artesão para avançar. Itaboraí é muita rica no turismo e na cultura. E quando se investe em cultura e no turismo se movimenta toda uma estrutura regional economicamente, principalmente o artesanato. As carteiras profissionais de artesãos são um passaporte da categoria”, disse o secretário municipal de Turismo, José Carlos Cobra.
Para incentivar a capacitação dos artesãos, a Prefeitura de Itaboraí levou para solenidade uma palestra sobre o programa Artesanato em Movimento da Secretaria Estadual de Turismo. Ministrado pela diretora Úrsula Hallais do Departamento de Produção Artesanal do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, os presentes foram informados sobre a retomada do calendário turístico do estado; políticas públicas de fomento do setor como cursos de capacitação e palestras; e ainda as vantagens e importância de se ter também a Carteira Nacional do Artesão.
O secretário municipal de Trabalho e Renda, Eudnei de Oliveira, destacou a importância de ser um artesão cadastrado e com documento profissional e falou que o objetivo da pasta é investir na capacitação. “A Carteira Nacional do Artesão é o ponto de partida para reorganizarmos a questão do artesanato em Itaboraí. Através de ações em governo que é o trabalho conjunto entre a nossa pasta com as Secretarias de Cultura e Turismo vamos focar na capacitação do artesão incentivando ele pensar e agir como profissional e assim aumentar a sua renda”, enfatizou o secretário.
Como emitir a Carteira Nacional do Artesão
Quem ainda não solicitou a emissão da Carteira Nacional do Artesão deve fazer um cadastro pelo site artesanatobrasileiro.gov.br Após se cadastrar, o artesão passará por uma prova on-line de habilidades técnicas, onde é preciso apresentar uma peça pronta (de cada matéria prima/técnica que você utiliza) e elaborar uma peça na presença virtual dos avaliadores, mostrando todas as fases até a finalização. A peça será avaliada por uma comissão, considerando os critérios da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.
Além dessa avaliação técnica, é preciso apresentar foto 3×4 colorida recente e sem rasuras; cópia do comprovante de residência com endereço de Itaboraí; cópia do CPF e cópia do RG. O artesão precisa ter idade igual ou superior a 16 anos e ser brasileiro (se for estrangeiro deve estar com a situação regularizada).
De acordo com a Portaria Nº 1.007, de 11 de junho de 2018, artesão é toda pessoa física que, de forma individual ou coletiva, faz uso de uma ou mais técnicas no exercício de um ofício predominantemente manual, por meio do domínio integral de processos e técnicas, transformando matéria-prima em produto acabado que expressa identidades culturais.
Noticias em Destaque