Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Cardápio da merenda escolar mais nutritivo com produtos da agricultura familiar

Por Educação

Publicado em 06/08/2021

Educação - PMI (2)O valor nutricional da merenda escolar é considerado um importante aliado para o melhor desempenho dos estudantes. Em Itaboraí, os alunos da rede municipal de ensino encontram na hora do almoço, o reforço necessário para engrenar a rotina de aulas, com a implantação de um cardápio mais nutritivo elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Após mais de dois anos, a Prefeitura de Itaboraí voltou a adquirir produtos da Agricultura Familiar, visando garantir uma alimentação mais saudável nas escolas. E para incluir essa nova gama de alimentos na rotina dos estudantes e prover uma refeição rica em nutrientes, a Coordenação de Alimentação Escolar padronizou um cronograma para toda a rede.

A distribuição dos produtos locais para compor a alimentação escolar das 95 unidades de ensino começou no início do segundo semestre. Até o final do ano letivo, serão distribuídas 12 toneladas de alimentos semanais para merenda dos 30.902 alunos matriculados em Itaboraí. Para verificar a aprovação dos estudantes do cardápio, o secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, visitou as escolas municipais Profª Maria Cristina Soares Froes, em São José, e Adelaide Magalhães Seabra, em Visconde, nesta semana.

“Estamos checando as unidades escolares para verificar o andamento do retorno das aulas presenciais, como os alunos e professores estão se adaptando, se os protocolos de saúde estão sendo seguidos, entre outras medidas. Estamos com um cardápio nutritivo e gostoso que vai ajudar muito no desempenho das nossas crianças”, disse o secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, que durante a visita também provou o cardápio.

Educação - PMI (1)Na última quinta-feira (05/08), os alunos da Escola Municipalizada (E. Mz.) Maria das Dores Antunes, em Picos, complementaram o cardápio do dia (arroz, feijão, carne com aipim, acompanhado de suco de laranja e sobremesa de doce de banana) com uma fresca salada de alface. As hortaliças foram colhidas pelos próprios estudantes do projeto Horta nas Escolas, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (SEMED) e Agricultura (SEMAGRI).

“A equipe de Nutrição elabora um cardápio mensal e encaminha para as escolas da rede. Todas as refeições são ricas em nutrientes e, com a Agricultura Familiar, passaram a ser mais orgânicas. A horta nas escolas também contribui para fomentar o hábito de cultivar o alimento. Quando chega a época de colheita, a direção da escola nos informa e tem autonomia para acrescentar ao prato do dia”, explicou a coordenadora de Alimentação Escolar, Ana Beatriz Garcia.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Compartilhe