Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Hospital de combate à Covid-19 completa 6 meses de funcionamento

Por Saúde

Publicado em 08/09/2021

Hospital - PMI (1)Administrado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o Hospital Municipal São Judas Tadeu, destinado para o tratamento de pacientes com a Covid-19 do município e da região Leste Fluminense, completa nesta quarta-feira (08/09), seis meses de funcionamento. Neste período, 193 pacientes já receberam alta por melhora.

A equipe de funcionários da unidade que trabalha diariamente, são médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais, que fazem chamadas de vídeo com familiares e não medem esforços para salvar vidas. Neste cenário, cada recuperação e alta de paciente é celebrada com música pelos profissionais da Saúde. Com diferentes comorbidades pré-existentes ou não, cada paciente travou sua batalha pessoal contra o vírus, com todo o suporte e atenção do atendimento humanizado dos profissionais.

O Hospital Municipal São Judas Tadeu conta com 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e, desde a sua abertura, atende exclusivamente pacientes com suspeita e testados positivos para a Covid-19. Após a pandemia do novo coronavírus, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é transformar o Hospital Municipal São Judas Tadeu é um complexo materno-infantil de alta complexidade para parto de alto risco para atender as gestantes de Itaboraí e da região Leste Fluminense..

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, destaca que as ações vão além do atendimento clínico. “Hoje estamos completando seis meses de funcionamento e já ultrapassamos de quase 200 altas médicas por melhora. São pacientes que deram entrada na unidade para tratamento da Covid-19 e receberam, além do atendimento clínico, atenção especial e acolhimento humanizado de toda a equipe multiprofissional. Estamos muito felizes por saber que a qualidade do atendimento é refletida no grande número de altas de pacientes que retornam ao convívio de suas famílias recuperado”, comemorou o prefeito Marcelo Delaroli.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, comenta a decisão de reabertura do São Judas Tadeu em 8 de março. “A reativação do hospital foi providenciada pela Prefeitura de Itaboraí com a nossa secretaria para atender, naquele momento, a demanda de pacientes diante do quadro da pandemia no município e na região Leste Fluminenses. Seis meses depois, o número de altas da unidade e as mensagens de agradecimento das pessoas recuperadas mostram que foi uma decisão acertada”, elogia.

Hospital - PMI (2)Um dos mais de 193 pacientes que já receberam alta na unidade foi o agente de portaria, Francisco Marcos de Souza, de 52 anos, morador de Rio Bonito, que disse estar satisfeito com o acolhimento recebido. “Quando soube que vinha para o São Judas Tadeu eu fiquei tranquilo e com esperança, pois sabia que aqui seria bem tratado, como de fato, fui. Por um milagre de Deus e os cuidados que recebi de toda equipe hospitalar, estou voltando para casa. Muito obrigado aos médicos e a Prefeitura de Itaboraí em disponibilizar esse hospital para a região”, exclamou.

Reabertura

Após pouco mais de 30 dias fechado, por conta das fortes chuvas que danificaram o telhado, a Prefeitura de Itaboraí reabriu no início de março, o Hospital Municipal São Judas Tadeu. Ao todo, estão disponíveis 30 leitos de UTI exclusivos para pacientes em tratamento de Covid-19, cinco leitos a mais do que tinha quando foi inaugurado, em agosto de 2020.

A reabertura só foi possível graças ao trabalho e empenho do prefeito Marcelo Delaroli e sua equipe, que não mediram esforços para devolver a unidade de Saúde à população. Preocupado com o avanço do coronavírus, o chefe do Executivo prontamente assumiu a responsabilidade da obra, que é da construtora e do Governo do Estado, e solicitou que as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos refizessem o telhado.

Atendimento

Além do Hospital Municipal São Judas Tadeu, o tratamento para pacientes com a Covid-19 ou com suspeita da doença é feito na unidade da Prefeitura referenciada: Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Compartilhe