2ª Clínica Escola do Autista é inaugurada em Itaboraí

Por Saúde

Publicado em 29/05/2023

Marcelo Delaroli inaugura a 2ª Clínica Escola do Autista em Itaboraí (6)Itaboraí agora conta com duas Clínicas Escolas do Autista, equipamentos destinados a atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, participou da solenidade de entrega da nova unidade, nesta segunda-feira (29/05), no bairro de Santo Antônio, distrito de Manilha. O local é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e de Educação (SEMED).

A unidade do bairro de Venda das Pedras se tornou a primeira instituição pública no Brasil a se especializar no tratamento de crianças, adolescentes e adultos autistas, oferecendo igualdade nos atendimentos, acesso às terapias de Saúde em um processo multiprofissional e de inclusão.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do deputado estadual, Guilherme Delaroli; do secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra de Andrade; dos secretários municipais de Saúde e Educação, Hédio Mataruna e Mauricílio Rodrigues, respectivamente; da idealizadora da Clínica Escola do Autista e co-autora da lei federal 12.764/12, Berenice Piana. Além da primeira-dama, Pâmela Delaroli; dos pais do prefeito, José e Ieda Delaroli, secretários municipais e vereadores.

Marcelo Delaroli inaugura a 2ª Clínica Escola do Autista em Itaboraí (5)O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, ressaltou a importância de Berenice Piana na implantação da segunda Clínica Escola do Autista no município e ainda a união de todos os secretários, para que esse projeto fosse concretizado.

“Nós somos privilegiados em ter uma pessoa como Berenice ao nosso lado e na nossa cidade. Como é gratificante fazer em união e poder fazer pelo próximo e, principalmente, por aqueles que mais precisam e nós vamos fazer isso”, disse Marcelo Delaroli.

O deputado estadual Guilherme Delaroli falou da felicidade de ter seu primeiro projeto de lei tramitado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Alerj, o projeto nº 499/2023, que amplia o direito ao laudo médico por tempo indeterminado ao portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e veda a exigência de renovação do laudo médico.

Marcelo Delaroli inaugura a 2ª Clínica Escola do Autista em Itaboraí (4)“É muito ruim ter que renovar o laudo médico todos os anos. Ter visto essa casa antes e ver as condições que está hoje me deixa bastante emocionado. Esse é um dos discursos mais difíceis que eu já fiz em minha vida e fico muito feliz em ver a união de todos os secretários trabalhando em conjunto para que isso acontece. Que aqui seja um lugar de bênçãos e vitórias”, destacou o deputado Guilherme Delaroli.

A Clínica Escola do Autista, em Manilha, contará com todo o tratamento multidisciplinar que já é realizado na unidade de Venda das Pedras, como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricidade, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e neurologia, juntamente como atendimento educacional individualizado e especializado. Ao todo, são sete salas de atendimento, secretaria, recepção, banheiros e outros.

O secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra de Andrade, fez questão de comparecer a inauguração da Clínica Escola do Autista, em Manilha e elogiou a sensibilidade da gestão do prefeito Marcelo Delaroli.

Marcelo Delaroli inaugura a 2ª Clínica Escola do Autista em Itaboraí (3)“Quero agradecer a cada um de vocês que trabalham e defendem juntos essa causa, vocês não tem ideia do quanto isso é bonito. Eu tenho um neto de quatro anos que é autista. Eu sou avô, mas eu também sou pai e a gente sabe dessa luta tão bonita e eficaz que a gente tem com eles no dia a dia. Como ser humano, eu quero agradecer pelo trabalho de cada um de vocês, estarei sempre a disposição”, destacou Uruan Cintra de Andrade.

Ainda sem acreditar na realização desse sonho, de poder acompanhar de perto a inauguração da segunda Clínica Escola do Autista em Itaboraí, Berenice Piana falou da importância desse momento e parabenizou a Prefeitura de Itaboraí, por fundar a segunda unidade dentro do município.

“Eu tinha o sonho das clínicas escolas, porque eu via o sofrimento dessas famílias, que também era o meu sofrimento. Elas levavam o filho para uma terapia em um bairro distante, depois para escola em outro bairro. Eu percebi que ao longo da vida, chegava um momento que elas cansavam de tudo e se fechavam em casa com seus filhos, com autismos severos. Então, essa pessoa e essa família acabava tendo a morte social decretada. E foi com o pensamento de unir numa mesma instituição todo o atendimento e toda a educação especializada que surgiu a lei federal. Hoje estamos vendo a lei sendo cumprida, chegando lá na ponta para aquele que precisa. Nossa cidade está de parabéns e tenho a gratidão imensa por tudo que a Prefeitura de Itaboraí está fazendo. Só gratidão”, finalizou Berenice.

Marcelo Delaroli inaugura a 2ª Clínica Escola do Autista em Itaboraí (7)A nova Clínica Escola do Autista fica localizada na Rua Manoel Mendes de Oliveira, lote 01, quadra 06, em Santo Antônio, no distrito de Manilha. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.