Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Modernização da maternidade municipal é entregue

Por Saúde

Publicado em 01/06/2023

Marcelo Delaroli entrega modernização da maternidade municipal de Itaboraí (7)A noite desta quarta-feira (31/05) marcou o início de uma nova fase para o município de Itaboraí, em especial para a área da Saúde, que passa a contar com uma maternidade totalmente modernizada e readequada para prestar atendimento digno e humanizado. O prefeito Marcelo Delaroli, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, entregou à população a Maternidade Municipal Helena Delaroli, que fica nas dependências do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), em Nancilândia.

Com a modernização do setor realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e pela Organização Social (OS) Associação Mahatma Gandhi, a maternidade passa a funcionar em adequação à Rede Cegonha, com o objetivo de oferecer acolhimento e atendimento humanizado, as mamães e seus filhos recém-chegados poderão usufruir de um ambiente mais amplo e preparado para esse momento que transforma a vida de qualquer família.

Marcelo Delaroli entrega modernização da maternidade municipal de Itaboraí (9)O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, falou sobre o amor pelo trabalho e ressaltou todo o esforço para que a transformação de Itaboraí seja completa e a população possa colher os frutos de todo esse empenho, destacando o comprometimento de cada colaborador da Saúde, que faz a diferença na vida das pessoas, se doando e salvando vidas. Enfatizou ainda as condições que encontrou o HMDLJ, quando assumiu a gestão do município, em 2021, e parabenizou a nova gestão da unidade, que entendeu a visão de respeito e excelência na prestação do serviço.

“Não dá para a gente entender como as pessoas colocavam a cabeça no travesseiro e dormiam sabendo o que estavam fazendo, pessoas estavam morrendo e isso aconteceu por vários anos. Às vezes, nos sentimos frustrados, pois transformar uma cidade não é fácil e nem é de um dia para o outro. Estamos aqui para fazer a diferença e hoje, graças a Deus, estamos colhendo frutos da postura e do trabalho que estamos realizando para fazer com que a Saúde funcione. Estamos entregando uma maternidade linda, mas a gente sabe que temos muito o que avançar, tem muito posto de saúde e muito serviço na ponta que precisa de melhorias. O que nós prometemos é que nós não vamos ficar parados, vamos continuar avançando e fazendo por quem mais precisa. Parabéns a todo esse time que tem feito a diferença e que tem trabalhado. Não vamos descansar um minuto enquanto a transformação não chegar dentro do lar de cada cidadão de Itaboraí. Que essa maternidade seja um lugar de bênçãos, de vitórias, onde nascerão grandes líderes para comandar essa cidade no futuro”, disse Marcelo Delaroli, ao lado da primeira-dama, Pâmela Delaroli.

Marcelo Delaroli entrega modernização da maternidade municipal de Itaboraí (8)Compreendendo que a maternidade abriga o bebê em suas primeiras horas de vida, além de precisar passar segurança para os pais, o espaço agora conta com recepção especializada; acolhimento e classificação de risco; dois consultórios médicos; sala de parto e PPP (pré-parto, parto e pós-parto), e uma unidade de cuidado intermediário neonatal convencional (UCINCO); sala de vacinação e exames; e alojamento conjunto. Todos os espaços devidamente equipados com as necessidades específicas. Ainda dispõe de triagem neonatal e registro civil (cartório).

A modernização da maternidade conta ainda com inclusão da banheira no quarto PPP para parto humanizado. Além das novas tecnologias, também contará com profissionais capacitados e especializados para uma prestação de atendimento de alto nível e de excelência. Muito emocionado e grato por participar da transformação da cidade de Itaboraí, o secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a felicidade de entregar a modernização e todo o esforço da equipe para que esse momento se realizasse da melhor forma para os cidadãos.

Marcelo Delaroli entrega modernização da maternidade municipal de Itaboraí (2)“A palavra hoje é gratidão. Me incomoda muito quando as pessoas falam que agora a Saúde está andando e sendo transformada, mas sei que, desde o início da gestão, nós tivemos mudanças significativas. Quando assumimos a Prefeitura de Itaboraí, esse hospital estava sucateado, a Saúde estava abandonada, profissionais desqualificados ou desmotivados, muitos equipamentos sem condições de uso. Não é fácil transformar a Saúde em dois anos e temos que dar honra a todos que fizeram o processo para essa transformação acontecer. Não posso deixar de honrar a cada colaborador da Secretaria Municipal de Saúde, a cada colaborador do Hospital Leal Júnior, e agradecer ao nosso prefeito Marcelo Delaroli, que me deu a honra de estar a frente dessa secretaria”, expressou Hédio Mataruna.

A nova maternidade também passa a contar com aumento na quantidade de leitos disponibilizados para as mamães, sendo agora 28 leitos. Anteriormente, a maternidade contava com 17. O deputado estadual Guilherme Delaroli também prestigiou o evento e falou sobre a alegria de ver Itaboraí sendo transformada, através de muito trabalho e dedicação. Destacou ainda a união com a organização responsável por gerir o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

Marcelo Delaroli entrega modernização da maternidade municipal de Itaboraí (1)“O que a gente prometeu era trabalhar de segunda a segunda e até o último minuto do nosso mandato, nós vamos cumprir para mudar a vida de todo o cidadão dessa cidade. Em dois anos de gestão do prefeito, Marcelo Delaroli, estamos vendo a entrega de uma maternidade de excelência, mesmo com um orçamento horroroso. Como todos sabem, eu não nasci em Itaboraí, mas eu me sinto filho dessa cidade, eu amo essa terra e aqui é o lugar que eu escolhi para viver, para morar, para transformar e eu só posso agradecer a cada um que faz o governo Marcelo Delaroli acontecer na nossa cidade”, destacou o deputado, ao lado da esposa, Renata Delaroli.

De iniciativa da Câmara de Vereadores, a maternidade recebeu o nome de Helena Delaroli, mulher de princípios, fez a diferença na vida de muitas famílias exercendo a profissão de parteira.

Marcelo Delaroli entrega modernização da maternidade municipal de Itaboraí (4)Após cerimônia emocionante de entrega da unidade, o prefeito acompanhado, dos secretários municipais e vereadores, realizou o descerramento da placa de entrega e conheceu as novas dependências da maternidade que atenderá o público materno.

Secretaria Municipal de Comunicação 

Compartilhe