VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Meio Ambiente e Urbanismo
Ação de plantio inicia pomar no Entreposto de Pesca de Itambi
Por Meio Ambiente e Urbanismo
Publicado em 06/06/2025
Como parte das atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 1º e 5 de junho, a Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) e Agricultura (SEMAGRI), realizou, na manhã desta sexta-feira (06/06), uma ação de plantio no Entreposto de Pesca, localizado em Itambi.
A iniciativa contou com a participação de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Hilka de Araújo Peçanha, de Itambi, além da presença da subprefeita de Itambi, Jaqueline Lopes; da secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Alyne Saldanha; do secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira; e de equipes técnicas das duas secretarias envolvidas.
A ação teve como principal objetivo iniciar a formação de um pomar nas dependências do entreposto. Foram plantadas mudas frutíferas de espécies como acerola, laranja e goiaba, além de uma visita guiada que apresentou aos alunos a história do local e sua relevância ambiental e econômica para o município.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Alyne Saldanha, destacou o papel da atividade como ferramenta de educação ambiental.
“Hoje realizamos uma ação de plantio com alunos do Ensino Médio para destacar a importância desse local, o Manguezal, que integra o Parque Chico Mendes, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim. Essa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, que gere o Entreposto, e o Meio Ambiente, que vê nesse espaço um potencial gigantesco para projetos de educação ambiental. É fundamental que esses jovens, futuros profissionais, conheçam e preservem esse território tão rico e importante para o Estado e para o país”, afirmou a secretária.
Além do aspecto ambiental, o momento também foi de reforço ao compromisso de valorização do Entreposto como um espaço comercial estratégico para a cidade. A Prefeitura de Itaboraí planeja reformar e reativar o equipamento para seu uso completo.
O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, reforçou essa visão.
“Estamos empenhados em devolver ao Entreposto de Pesca sua importância comercial, mas sem abrir mão do compromisso ambiental. A ação de hoje é um passo simbólico e ao mesmo tempo prático nesse processo de revitalização do espaço, que tem tudo para voltar a ser referência na região”, destacou Abílio.
Atualmente, o local também é beneficiado pelo projeto Águas da Guanabara, que conta com o apoio da Prefeitura e atua há dois anos no Entreposto com ações de limpeza e retirada de resíduos das águas que ligam Itaboraí à Baía de Guanabara. Três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, dez barcos com dois pescadores cada retiram, em média, dez sacos de lixo por dia da área.
Moradora da região e integrante do projeto, Francine Neto, de 44 anos, falou com orgulho sobre o trabalho realizado.
“A gente cuida desse espaço como se fosse nosso quintal. Ver a Prefeitura se empenhando, envolvendo os jovens e plantando árvores aqui, onde a gente trabalha toda semana, dá um sentimento de esperança. A natureza agradece e a gente também”, comentou Francine.
No passado, como porta de entrada para centenas de pescadores vindos da Baía de Guanabara pelo Rio Caceribu, o Entreposto de Pesca em Itambi possibilitava a comercialização de toneladas de pescado por mês. Nos tempos de ativação plena, o local contava com frigorífico e equipamentos para realizar o corte de peixes em filés, além de um pavilhão para armazenamento de embarcações. Vale destacar que o entreposto fica localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA).
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque