VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Turismo e Eventos
Aluno do Projeto Transformar conquista vaga em clube de basquete
Por Turismo e Eventos
Publicado em 27/12/2022
Mais uma conquista para o esporte da cidade. O aluno do Projeto Transformar da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Fernando Augusto, de 15 anos, conhecido como Guto, foi aprovado na modalidade basquete, após teste técnico no Tijuca Tênis Clube, tradicional instituição esportiva no Rio de Janeiro, fundada em 1915.
Com um metro e 92 centímetros de altura, Guto começou a praticar basquete, por conta da sua estatura, com incentivo da família. Aluno do Projeto Transformar, na Estação Cidadania, há um ano e meio, Guto ressalta que o esporte mudou sua vida em todos os sentidos e hoje o atleta começa a colher os frutos.
“Só tenho a agradecer ao projeto e aos técnicos, pelo acolhimento e treinamentos. Comecei no basquete sem pretensão alguma e hoje tenho certeza que quero viver do esporte para sempre. É algo que faço por amor e me sinto confortável. O projeto mudou minha vida, porque vejo muitos meninos que cresceram ao meu lado, que estão indo para caminhos errados. E muitos que depois da pandemia nem voltaram para escola, e eu só tenho incentivo para continuar estudando e seguindo meus sonhos pelo esporte. Será ainda mais gratificante poder carregar o nome da minha cidade para outros lugares”, comentou Guto, morador do bairro Joaquim de Oliveira.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Santos (Fabão), comentou a importância do esporte na vida dos jovens. Além de promover qualidade de vida e bem-estar, o esporte é uma ferramenta de inclusão social e disciplina.
“O esporte muda a vida das pessoas e só traz benefícios. É muito gratificante ver a cidade de Itaboraí sendo bem representada por esses novos atletas. O nosso objetivo é dar oportunidade para os moradores da cidade através do esporte”, disse o secretário.
Após o último campeonato que participou, da Liga Leste Fluminense, com a final no início deste mês, Guto se destacou e foi chamado para fazer um teste no Tijuca Tênis Clube. Ele foi aprovado e já atuará no time sub-16 no ano de 2023, como jogador federado. O professor de basquete do Projeto Transformar, Thiago Orbe, ressalta que Fernando era o mais alto da turma, com apenas 13 anos, e sempre foi muito disciplinado.
“Quando ele chegou, não sabia nada de basquete, ele praticava futebol. Mas logo vi o seu potencial. Ele começou a treinar conosco e aprender as técnicas, sempre muito obediente e educado. Para mim, como professor, é mais que gratificante, é o resultado de um trabalho bem planejado. Ele vai longe”, afirmou.
As aulas gratuitas de basquete acontecem na Estação Cidadania, em Nova Cidade, todas as terças e quintas-feiras, das das 8h às 9h30 e das 14h às 15h30. Ainda há vagas e as matrículas podem ser realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, no próprio local. Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade. Menores devem ir acompanhados do responsável.
A Estação Cidadania fica localizada na Rua Hilda Araújo, esquina com a Avenida Genésio da Costa Cotrim, em Nova Cidade.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque