VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Defesa Civil
Defesa Civil promove Curso de Formação de Voluntários em Visconde
Por Defesa Civil
Publicado em 10/04/2022
Como forma de qualificar moradores para enfrentar situações em decorrência de fenômenos naturais e acidentes domésticos, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Itaboraí realizou a 2ª edição do Curso de Formação de Voluntários, neste sábado (09/04), no distrito de Visconde.
Durante o dia, cerca de 20 moradores da região se tiveram uma palestra sobre os seguintes temas: Noções Básicas de Proteção e Defesa Civil; Política e Gestão do Serviço Voluntário; Noções Básicas de Prevenção e Combate a Incêndio; Suporte Básico de Vida (SBV); Atendimento Pré-Hospitalar (APH); e Acidentes Domésticos. Ao final do curso, todos os participantes receberam um certificado de participação no curso.
Presente no curso, o subsecretário de Defesa Civil, major Marlon Pina, afirmou que o principal objetivo do curso de formação é compartilhar informações e conhecimentos para moradores de regiões que possuem maior tendência de inundações, alagamentos e enchentes, além de oferecer treinamento para os participantes para possíveis ocorrências.
“O nosso principal objetivo com o curso que estamos realizado em localidades de Itaboraí é qualificar esses moradores para que eles possam auxiliar a Defesa Civil em casos de ocorrências. São pessoas que podem trazer rapidez e conhecimento de área para os nossos agentes”, disse o subsecretário.

A próxima edição do curso está agendada para o próximo dia 7 de maio e será realizada em Vila Gabriela, ainda em local a ser definido. A primeira qualificação aconteceu no distrito de Itambi em fevereiro deste ano.
Informações
Para receber informações sobre a possibilidade de chuvas, ventos e riscos de desastres no município, os itaboraienses podem contar com um canal direto com a Defesa Civil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS (mensagem de texto) para o número 40199 e informar o Código de Endereçamento Postal (CEP).
O serviço é totalmente gratuito e tem por objetivo preparar a população de forma antecipada para prevenir acidentes em decorrência de fenômenos naturais. Em caso de emergência, ligue 199.