VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Equipe da saúde bucal de Itaboraí realiza reunião sobre fluxo de atendimentos odontológicos
Por Saúde
Publicado em 30/07/2025
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí (SEMSA), por meio da Coordenação de Saúde Bucal, realizou na manhã desta quarta-feira (30/07), uma reunião técnica de alinhamento no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI). O encontro reuniu profissionais de diversas áreas da rede municipal para definir e fortalecer o fluxo de encaminhamento de pacientes com necessidades de atendimento especializado em odontologia, com foco em recém-nascidos.

A reunião teve como objetivo garantir que todos os profissionais envolvidos no cuidado com a primeira infância, desde a atenção básica até a atenção especializada, estejam alinhados em relação aos protocolos e caminhos adequados para a condução dos casos, especialmente os que envolvem bebês com necessidade de procedimentos como a frenectomia, cirurgia indicada em casos de alteração no freio lingual.
Participaram da reunião representantes da atenção primária, atenção especializada, urgência e emergência, além de setores como Saúde da Criança, Rede Alyne, Fonoaudiologia, Sala de Apoio à Amamentação e equipe da assessoria da subsecretaria da atenção especializada . A proposta é que, em casos específicos, os pacientes possam ser encaminhados diretamente ao serviço de Saúde Bucal, sem a necessidade de passar pelo setor de regulação, garantindo agilidade no atendimento.
A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, reforçou a importância da integração entre os setores da rede.
“Quando toda a rede atua de forma conectada, quem ganha é o cidadão. O cuidado com os bebês e crianças exige atenção redobrada e respostas ágeis. Essa reunião é uma demonstração do nosso compromisso com uma saúde pública eficiente e resolutiva”, afirmou a secretária.

Enquanto conduzia a reunião, a Coordenadora Saúde Bucal de Itaboraí, Dra. Carolina Piontkovsky, destacou a importância deste alinhamento.
“Esse encontro é fundamental para reforçarmos um fluxo que já existe, mas que precisa ser constantemente revisto e compartilhado, principalmente com a entrada de novos profissionais na rede. Nosso objetivo é garantir que nenhum bebê tenha seu atendimento atrasado por falta de informação ou encaminhamento incorreto”, reforçou a coordenadora.
A ação faz parte da política de qualificação contínua da assistência em saúde bucal do município, que busca garantir atendimento humanizado e especializado desde os primeiros dias de vida.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque