Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Itaboraí realiza encontro “Nós na Rede” para fortalecer atenção psicossocial no município

Por Saúde

Publicado em 13/08/2025

Nesta quarta-feira (13/08), o Centro de Especialidades em Saúde de Itaboraí (CESI) foi palco do encontro “Nós na Rede”, uma ação integrada à iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O evento reuniu profissionais da saúde mental, gestores e parceiros para um dia inteiro de atividades e troca de experiências.

A proposta do projeto é qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Itaboraí, ampliando e aprimorando o cuidado às pessoas em sofrimento mental, usuários de álcool e outras drogas e indivíduos em conflito com a lei. O curso, com carga horária total de 120 horas (90h na modalidade a distância e 30h presenciais), é dividido em quatro unidades temáticas:

  • Atenção psicossocial e cuidado em liberdade
  • Articulação de estratégias de cuidado, cooperação no território e fortalecimento da RAPS
  • Acolhimento e cuidado a pessoas com problemas de saúde mental em conflito com a lei
  • Atenção a pessoas usuárias de álcool e outras drogas

Durante o encontro, serão discutidas estratégias para reorganizar as práticas das equipes, estimulando iniciativas inovadoras baseadas na redução de danos, na inclusão social e no cuidado em liberdade, em consonância com os princípios do SUS e com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental.

A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, destacou a importância da ação para o município:

“Ao investir na qualificação dos nossos profissionais, estamos fortalecendo não só a Rede de Atenção Psicossocial, mas também o compromisso de Itaboraí com um cuidado mais humano, integrado e eficiente. Essa formação amplia nossa capacidade de transformar vidas e garantir o direito à saúde mental para todos”, afirmou a secretária.

O Projeto Nós na Rede contempla profissionais de diferentes níveis de formação, desde técnicos até graduados, Em Itaboraí, busca envolver todos os trabalhadores da RAPS, reforçando a importância do trabalho conjunto, da cooperação intersetorial e do diálogo com a sociedade civil.

Secretaria Municipal de Comunicaçãõ

Compartilhe