Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Itaboraí: pacto por uma melhor alfabetização

Por

Publicado em 08/03/2013

Saiu na MídiaA Tribuna – 08/03/2013

Cerca de 300 professores da rede municipal de Itaboraí participaram, na quarta-feira à noite (06/03), do primeiro encontro de formação continuada do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que tem a adesão do Município e visa alfabetizar todas as crianças do Brasil com idade até 8 anos. O evento ocorreu na Escola Municipal Alto Rodrigues, em Manilha, e contou com a palestra da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Elaine Constant, mestre em Educação e doutora em Politicas públicas e Formação humana.
Ao todo, são mais de 5,3 mil cidades participantes em todos os Estados. Em Itaboraí, 16 coordenadores e 400 professores serão preparados, por meio da formação continuada oferecida pelo MEC em parceria com a UFRJ. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Susilaine Duarte, Itaboraí vai cumprir todos objetivos fixados pelo Ministério.
“A palavra pacto sugere que os dois lados devem se comprometer com o objetivo proposto, e é isso que vamos fazer. O MEC nos ofereceu o material e a formação. Em dois meses, a Prefeitura realizou duas convocações de professores: a primeira com 80 convocados, e agora chamamos mais 60, informa Susilaine. “Foram 20 educadores só para atender ao cíclo de alfabetização, e ainda chamaremos os especialistas para compor a equipe pedagógica de cada escola”.
Na palestra, a professora Elaine Constant, que coordena o Pacto nos 92 municípios do Estado, falou sobre sua experiência como alfabetizadora e a importância do PNAIC para os alunos e o desenvolvimento do País.
“Espero que Itaboraí tenha êxito com a alfabetização, visto que a cidade demostra total interesse. Aqui, cada departamento da Secretaria de Educação assumiu uma responsabilidade com o Pacto, algo que eu não tinha visto nos outros municípios. Creio eu que será uma experiência muito bem sucedida. Estou orgulhosa de Itaboraí”.
A ideia de trazer Elaine Constant para falar aos professores, segundo susilaine Duarte, foi inspirada no ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
“Pensamos em fazer o primeiro encontro convidando a professora Elaine para que todos se envolvam, assim como o ministro fez em Brasilia, falando sobre o Pacto com os prefeitos”, explicou a secretária.

Compartilhe