Itaboraí: arrecadação do ICMS Verde deve aumentar

Publicado em 13/03/2013

Saiu na MídiaA Tribuna – 12/03/2013

A Secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí planeja investir em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, visando a preservação do meio ambiente e, consequentemente, o aumento no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para o Município, por meio da Lei do ICMS Verde.
As ações, previstas para serem concretizadas ainda este ano, incluem o fim dos lixões de Jardim Ferma e Itambi, a implantação de um sistema de coleta seletiva porta a porta e a estruturação da reciclagem desse lixo, coletado por meio de cooperativas, as quais já executam o serviço em Itaboraí, mas que não tinham o devido apoio da prefeitura. Além disso, já estão sendo avaliadas áreas para serem transformadas nas primeiras unidades de conservação do Município.
No fim de fevereiro, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Zangari, participou do Seminário de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O evento reuniu 20 prefeitos e 77 secretários do Ambiente das 92 cidades fluminenses.
Entre os assuntos discutidos, um ponto importante para o município refere-se ao trabalho de macrodrenagem, executado pelo Inea e a SEA em diversas regiões do estado, e que ainda não chegou a Itaboraí. Segundo o secretário, esse trabalho resolveria o problema de drenagem, por meio de rebaixamento de calhas de córregos e rios, evitando a construção de imóveis em áreas com alto potencial de acidentes.
“Este ano, o Governo do Estado vai distribuir R$ 177,7 milhões às prefeituras que investem na preservação do meio ambiente. Para receber boa parte desta verba faremos nosso dever de casa, que inclui avançar em saneamento básico e investir em unidades de conservação municipal”, afirmou o secretário. “Gestão ambiental gera emprego e ganho financeiro para a cidade, além de representar um benefício gigante para o meio ambiente”, acrescentou.