Governo

Prefeito Helil Cardozo abre seu gabinete para maratona de atendimento ao público

Por Governo

Publicado em 22/03/2013

Helil e  o gari Jorge Gomes - Foto Sandro Giron

Helil ecebe, em seu gabinete, o gari José de Oliveira, um dos mais de 180 populares que marcaram audiência

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, abriu ontem as portas de seu gabinete para centenas de pessoas. Desde às 6h45 da manhã, o prefeito dedicou toda a quinta-feira (21/03) para tentar zerar a fila de pedidos de audiência vindos da população. A previsão era a de que a última pessoa fosse atendida por volta da meia-noite.

Entre um atendimento e outro, ele recebia secretários que tinham a necessidade de despachar em caráter de urgência. Ao todo, 183 pessoas estavam agendadas para conversar com o prefeito. Quebrando o protocolo, Helil Cardozo as recebia na porta do gabinete, sentando-se ao lado, ignorando a cadeira de prefeito.

Populacao aguarda no Salao Nobre para falar com prefeito - Foto Sandro Giron

Com hora marcada, população aguarda no Salão Nobre para falar com o prefeito

“Quero ouvir a população olhando nos olhos. Nunca gostei dessa pompa que o cargo exige. Hoje estou prefeito, mas sou cidadão como essas pessoas que me procuram. Por isso, converso com cada uma lado a lado. Nesses casos, sentar na cadeira de prefeito as intimida, justamente o que não quero”, afirmou Helil.

Natanael Morgan foi o primeiro a ser recebido, e saiu satisfeito.

“Acho muito bom isso que o prefeito está fazendo. Além de dar toda a atenção, ele foi pontual. O povo precisa disso”.

Natanael que não quis dizer o que conversou com o prefeito.

“Era pessoal”, disse.

Já a professora Marcia Amorim, que mora no Outeiro das Pedras, teve uma crise de choro quando foi recebida pelo prefeito.

“Quando o prefeito abriu a porta para me atender, fiquei muito nervosa, tive uma crise de choro e disse que ia embora. O Helil falou que não, pediu que eu sentasse e que ficasse calma. Depois de alguns minutos, falei que era professora e que estava em busca de um emprego”, afirmou Marcia, rindo da cena que ela protagonizou no gabinente.

Não é a primeira vez que Helil presta atendimento individual ao público. Segundo Norma Simões, secretária do prefeito, ele já surpreendeu até mesmo sua equipe, quando entrou na prefeitura e chamou todas as pessoas que o aguardavam do lado de fora, atendendo uma a uma.

“Dessa vez, nós agendamos previamente, a partir de uma lista de pessoas que já tinham vindo aqui, pedindo para falar com o prefeito”, disse Norma.

O prefeito pretende realizar atendimento à população em seu gabinete ao menos uma vez por mês, além de continuar respondendo, pessoalmente, as mensagens postadas em seu Facebook, onde tem quase 10 mil seguidores.

“Tem muita gente que não pode vir até aqui para falar comigo. A internet nos aproxima”, explica o prefeito.

A maioria dos pedidos ouvidos por Helil era de emprego. Nazaré Rosa Conceição, que mora em Nova Cidade, foi pedir uma colocação para o seu sobrinho, de 20 anos, que é estoquista.

“Nenhum prefeito atendeu o povo dessa forma, em seu gabinete. Pelo contrário: antigamente, se você queria se esconder do prefeito, era só ficar aqui na prefeitura”, disse Nazaré.

Ao ouvir os pedidos de emprego, Helil Cardozo explicava que não tinha como atender as pessoas, lembrando que a lei que estipula critérios, e um teto na folha de pagamento do Município.

“Mesmo assim, pedia que deixassem o currículo para ser encaminhado às empresas que estão se instalando na cidade. Muitos candidatos também são encaminhados ao Sistema Nacional de Empregos (Sine), tanto do Estado como do município”, explicou Helil Cardozo.

O prefeito também ouviu muitos pedidos de obras, como no caso da aposentada Sandra Maria de Oliveira, moradora de Rio Várzea, que pediu o asfaltamento de sua rua.

“O prefeito foi muito atencioso, e me explicou que nem sempre há como atender a todos os pedidos de forma imediata. Ele me falou sobre as prioridades de seu governo, e até mostrou alguns projetos”, disse Sandra. “Só o fato de o prefeito nos receber pessoalmente, ouvindo o que a população tem a dizer, mostra que as coisas em Itaboraí estão mudando”, finalizou.