Na luta contra a tuberculose

Publicado em 25/03/2013

Saiu na MídiaO São Gonçalo – 25/03/2013

Referência no combate e tratamento da tuberculose pulmonar, Itaboraí inicia, a partir de amanhã, a semana de luta contra a doença. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é reforçar o trabalho de orientação, prevenção e diagnóstico precoce, por meio da busca de casos suspeitos. A mobilização, que acontece até 2 de abril, inclui atividades educativas e ações com equipes do órgão.

O secretário de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, afirmou que a programação foi planejada, no sentido de conscientizar o maior número de pessoas possível.
“Queremos conscientizar a população. Sabemos que, se os pacientes forem tratados no início, a cura virá mais rápido e o contágio será evitado”, ressaltou o secretário.

Para a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, a Semana é importante para a quebra da cadeia de transmissão da doença.
“Nossos profissionais estão orientados a descobrir casos suspeitos dentro de suas comunidades e encaminhá-los às Unidades de Saúde da Família”, declarou Maria José. Segundo ela, quem apresentar tosse contínua por mais de três semanas e não puder comparecer ao evento, poderá fazer, gratuitamente, o exame de baciloscopia. Esse serviço, em que é coletado o escarro do suspeito, está acessível, gratuitamente, em qualquer posto de saúde da rede oficial.

Sintomas – A tuberculose, ainda nos dias de hoje, permanece como um problema de saúde mundial. Cada paciente com a doença, sem tratamento, pode contaminar de 10 a 15 pessoas. Porém, ainda há muito preconceito e desinformação a respeito, além de uma grande resistência ao medicamento.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Kock, que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Os sintomas mais frequentes são a tosse persistente (seca no início, mas depois com secreção, pus ou sangue), cansaço excessivo, febre baixa e emagrecimento acentuado.

No caso de tosse contínua por mais de três semanas, é aconselhável que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame. A tuberculose tem cura e o tratamento é realizado gratuitamente na rede pública de saúde durante seis meses, não podendo ser interrompido.

PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (25/03) – 9h às 15h – Café da manhã no Restaurante Cidadão Governador Mário Covas (Restaurante Popular), na Rua Doutor Pereira dos Santos, no Centro de Itaboraí.

Terça-feira (26/03) – 9h – Atividades educativas e mobilização social com pacientes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.

Quarta-feira (27/03) – 9h – Atividades educativas com as equipes dos Postos de Saúde da Família (PSFs).

Segunda-feira (01/04) – 9h – atividades educativas com as equipes dos Postos de Saúde da Família (PSFs).

Terça-feira (02/04) – 9h – Atividades educativas com as equipes dos PSFs e na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi.