VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Turismo e Eventos
Itaboraí entrega certificados a alunos do Curso de Arbitragem
Por Turismo e Eventos
Publicado em 25/10/2017
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a Liga Desportiva de Itaboraí (LDI) realizou na noite da última segunda-feira (23/10), no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, a entrega dos certificados do Curso de Arbitragem, promovido pela Escola de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (EAFERJ).
Ao todo, 36 alunos de Itaboraí e municípios vizinhos receberam o certificado provisório de árbitro. Após o “estágio” de três anos, o aluno realizará o contato com a EAFERJ para a emissão do certificado definitivo, que tem validade internacional.
Segundo o diretor da EAFERJ, Carlos Elias Pimentel, a instituição é a única que pode oferecer este curso no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do curso é fortalecer o futebol do interior e as ligas desportivas. E ainda melhorar a qualidade da arbitragem.
“Sei o quanto o curso é rígido em relação à frequência, avaliação e outros, mas eu tenho um nome a zelar, e não seria diferente. Muitos aqui apitaram durante anos na “clandestinidade”, na várzea que é uma dificuldade terrível. Mas agora vocês tem uma formação e podem usufruir do que aprenderam e se esforçaram para isso”, disse Carlos Pimentel elogiando a atuação de Fernando Roscio, como secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e Everardo Lindenmayer, como subsecretário da pasta e presidente da LDI e coordenador regional da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio agradeceu por Itaboraí sediar o curso de arbitragem, que é tão disputado no Estado do Rio de Janeiro.
“Tenho certeza que vocês alcançaram um alto nível de conhecimento e conteúdo. Agradeço também ao comprometimento de toda minha equipe de trabalho, porque são eles que fazem as coisas andarem. E ainda ao Carlos Elias Pimentel, meu amigo e colega de graduação, que iniciamos em 1978, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)”, comentou o gestor da pasta.
O curso iniciado em maio deste ano e ministrado por professores da EAFERJ contou com uma carga horária de 88 horas, divididos por 11 sábados. No cronograma do curso estavam as disciplinas de Regras do Futebol; Mecânica e Técnica de Arbitragem de Futebol; Árbitro Assistente, Psicologia Aplicada à Arbitragem de Futebol; Legislação e Código Esportivo; Noções de Primeiros Socorros Aplicados à Arbitragem de Futebol e Nutrição Aplicada à Arbitragem de Futebol.
Uma das duas únicas mulheres inscritas no curso, a aluna Isabela Mesquita, 33 anos e moradora de Niterói diz que ainda há muito preconceito em relação ao trabalho de árbitro do sexo feminino no mundo do futebol. Inclusive de seu marido, que no início não a apoiava, mas que hoje é um dos seus maiores incentivadores.
“Acho que o preconceito sempre irá existir, mas não é algo que me afeta, pois sou árbitra porque gosto. Eu apito jogos de futebol desde 2007, quando iniciei no futsal e há menos de dois anos migrei para o futebol de campo. Fiquei sabendo do curso, por meio da Associação de Futebol Amador de Itaboraí (AFAI) e logo fiz questão de me inscrever. Aprendi bastante, os professores são ótimos e tivemos aulas práticas no Estádio Alzirão, que foi maravilhoso”, disse Isabela, que também é professora nos municípios de Itaboraí e Niterói.
O ex árbitro e padrinho da turma, Edney Guerreiro Mascarenhas ficou emocionado em falar sobre Carlos Elias Pimentel e sua trajetória no futebol. “Eu fiz o curso em 1992 e vendi um automóvel para poder pagar, um fusca, mas era um carro. E posso dizer que foi a melhor atitude da minha vida, pois tudo que construi eu devo ao professor Carlos Elias Pimentel, por seus ensinamentos e também a arbitragem. Eu não me considero um ex árbitro, porque eu não consigo ver um jogo de futebol sem analisar como um árbitro. O acerto deste profissional para mim é melhor do que um gol feito”, destacou Edney.
Presentes ao evento, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado, o vereador Agnaldo Coutinho, dentre outros.
Lançamento oficial do Campeonato de Futebol Adulto
Na ocasião, também ocorreu o lançamento oficial do Campeonato de Futebol Adulto de Itaboraí. Ao todo, 12 clubes irão participar da competição, que começa no dia 5 de novembro. Os presidentes dos clubes de futebol receberam um exemplar do regulamento, a tabela oficial e uma bola oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
Apaixonado pelo esporte, o presidente do Ferroviário Futebol Clube, time vencedor no último domingo (22/10), do Campeonato Municipal de Futebol Amador, Eraldo Duarte espera conseguir mais um título para o clube este ano.
“Espero que seja um campeonato tranquilo, como todos os outros anos anteriores e que possamos levar mais um título para casa este ano. O jogo do último domingo foi contra uma boa equipe, o Nova Cidade, mas conseguimos sair do Alzirão vitoriosos”, disse Eraldo, ao lado do seu filho, o jogador profissional, zagueiro do Botafogo, Emerson Santos, 22 anos.
Noticias em Destaque