Combate à obesidade é tema de mobilização em Itaboraí

Publicado em 29/03/2013

Saiu na MídiaO Fluminense – 29/03/2013

A partir desta segunda-feira, cerca de três mil alunos das creches, pré-escolas e do ensino fundamental de 12 escolas públicas municipais de Itaboraí participam da Semana de Mobilização Saúde na Escola. O tema deste ano é “Combate à Obesidade e Saúde Ocular” e a estratégia, que acontece até a próxima sexta-feira, faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

A ação será realizada através de uma parceria entre as secretarias municipal de Saúde e Educação. Ao longo da semana, alunos serão submetidos a avaliação oftalmológica (teste de Snellen), análise antropométrica (verificação do peso e da altura), além de palestras sobre o uso de álcool e tabaco e outras drogas.

De acordo com o secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, que é médico pediatra, é de suma importância dar atenção à saúde dos estudantes, fator que interfere inclusive no rendimento escolar. “O exame oftamológico é importante para detectar futuros problemas de visão. Quanto antes forem identificados e tratados, melhores serão os resultados”, comentou.aTENÇÃO

Atenção com as crianças- O gestor também alertou para a necessidade de se prevenir a obesidade entre as crianças. “A escola é parceira fundamental da saúde e das famílias para que as crianças e adolescentes adquiram bons hábitos alimentares. É importante conscientizar este público para se evitar problemas com excesso de peso quando chegarem à vida adulta”, disse.

Para a secretária municipal da Educação e Cultura, Susilaine Duarte, é fundamental que a ação nas escolas envolva a participação de toda comunidade estudantil.  “São questões que dizem respeito à saúde, mas que têm grande reflexo na aprendizagem dos estudantes. Detectar precocemente e agir antes que uma doença se estabeleça é uma garantia de melhor desenvolvimento de nossos alunos”, afirmou.