Asfalto novo para bairros de SG e Itaboraí

Publicado em 30/03/2013

Saiu na MídiaO Fluminense – 30/03/2013

São Gonçalo e Itaboraí serão os próximos municípios a receberem o projeto Asfalto na Porta, que realiza as obras de recapeamento em ruas de vários municípios do Estado do Rio. O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, terá um encontro, ainda está semana, com data a ser definida, com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Obras, Hudson Braga, para discutir a renovação do convênio que foi paralisado ainda na administração passada. Segundo Mulim, o programa contemplava ruas sem real necessidade de serem recapeadas.

“Queremos fazer um novo cronograma de ruas a receberem pavimentação. A ideia é contemplar ruas que de fato necessitam de asfalto novo”, relata Mulim.

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, também irá se encontrar com Pezão para discutir o programa na cidade. O encontro deve acontecer ainda na primeira quinzena de abril. “Falei com o Pezão por telefone esta semana e ele ficou de me retornar para definir a data do encontro que deve ser ainda nesta primeira quinzena de abril. Vou solicitar recursos suficientes para o recapeamento de 60km de ruas na cidade. Quero discutir também recursos de pavimentar de fato o município como um todo. Afinal, 95% de Itaboraí não é pavimentada”, afirma Helil.

Niterói – O programa está em ritmo acelerado em Niterói. O foco se concentra no Fonseca com os trabalhos sendo concluídos na Rua Evilásio Silva. Já foram finalizados os trabalhos na Rua Soares de Miranda e também na via principal, Desembargador Lima Castro, que segue com trechos em manutenção para acabamento. Os próximos bairros a serem beneficiados com a parceria serão São Francisco, Santa Rosa e Icaraí. Entre outras, serão recapeadas a Avenida Franklin Roosevelt (São Francisco); ruas Vereador Duque Estrada e Doutor Sardinha (Santa Rosa); e ruas Carlos Maximiano e Magnólia Brasil (Fonseca).

“A união da Prefeitura e do Estado está viabilizando obras na cidade. O programa Asfalto na Porta é uma das iniciativas mais importantes dos primeiros 100 dias do nosso governo”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, assinada no dia 15 de janeiro entre o prefeito Rodrigo Neves e o governador Sérgio Cabral, as obras de recapeamento do projeto Asfalto na Porta deve recuperar 25km de asfalto nas ruas de seis bairros de Niterói. As obras de recapeamento também já foram concluídas na Rua Vereador José Vicente Sobrinho (Engenhoca), Avenida Ary Parreiras (Icaraí) e Rua Dr. Paulo César (Jardim Icaraí). O investimento na cidade é de R$ 10 milhões e vai beneficiar aproximadamente 200 mil pessoas.

Maricá –  As obras do programa Asfalto na Porta também estão em Maricá. As ações começaram no dia 6 e vão beneficiar, ao todo, 18 ruas nas seguintes localidades: Centro, Itaipuaçu, Flamengo, Bairro da Amizade e Cordeirinho. Os trabalhos já foram concluídos no bairro Flamengo (foram asfaltadas as ruas Uirapurus e Protasio Perez) e agora se concentram na área central da cidade.

As equipes finalizaram também a pavimentação da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa (uma das principais vias de acesso à cidade, pela RJ-106). As duas pistas da avenida (sentido Centro e sentido RJ-106) já foram beneficiadas e agora as obras seguem pela extensão da via até as ruas Abreu Rangel e Domício da Gama, na altura do hospital municipal.

Ainda no centro, as outras ruas que serão asfaltadas são: Ribeiro de Almeida e Senador Macedo Soares – que concentram boa parte do comércio central e registram grande fluxo de veículos -, além das ruas Gabriel H. Farias, Padre Arlindo Vieira, Alferes Gomes, Levi Ribeiro, Prefeito Joaquim Mendes, Ari Spindola, Rua 8 e Soares de Souza. O projeto “Asfalto na Porta” também vai pavimentar a Rua Zumbi dos Palmares (Itaipuaçu); Rua 53 (Amizade); e Rua 107 (Cordeirinho).

Projeto – Nos próximos quatro anos, mais de 1.350 vias serão recuperadas na Região Metropolitana do Rio. A Secretaria de Estado de Obras investirá R$ 700 milhões na melhoria da infraestrutura urbana de 91 municípios. As obras fazem parte do programa Asfalto na Porta, beneficiado pelo empréstimo de R$ 3,6 bilhões concedido pelo Banco do Brasil ao Governo do Estado.