Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Mais saúde nas salas de aula

Por

Publicado em 02/04/2013

Secretario de Saude Edilson dos Santos - Foto Sandro Giron

O São Gonçalo – 01/04/2013

A partir de hoje, cerca de três mil alunos das creches, pré-escolas e do ensino fundamental de 12 colégios municipais de Itaboraí participam da ‘Semana de Mobilização Saúde na Escola’. Os temas deste ano são : ‘Combate à Obesidade’ e ‘Saúde Ocular’.
A ação será realizada através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação. Ao longo da semana, alunos serão submetidos à avaliação oftalmológica (teste de Snellen), análise antropométrica (verificação do peso e da altura), além de terem acesso a palestras sobre o uso de álcool, do tabaco e de outras drogas.[bloqeuar]

Segundo o secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, que é médico pediatra, é de suma importância dar atenção à saúde dos estudantes, fator que interfere, inclusive, no rendimento escolar.
“O exame oftamológico é importante para detectar futuros problemas de visão. Quanto antes forem identificados e tratados, melhores serão os resultados”, comentou.

O gestor também alertou para a necessidade de se prevenir a obesidade entre as crianças. “A escola é parceira fundamental da saúde e das famílias, para que as crianças e adolescentes adquiram bons hábitos alimentares. É importante conscientizar este público para se evitar problemas com excesso de peso quando chegarem à vida adulta”, disse.

Para a secretária municipal da Educação e Cultura, Susilaine Duarte, é fundamental que a ação nas escolas envolva a participação de toda comunidade estudantil. “São questões que dizem respeito à saúde, mas que têm grande reflexo na aprendizagem dos estudantes. Detectar precocemente e agir antes que uma doença se estabeleça é uma garantia de melhor desenvolvimento de nossos alunos”, afirmou.
Após as avaliações feitas durante esta semana, as visitas dos profissionais de saúde permanecem ao longo do ano letivo para acompanhamento.
Estatísticas – O crescimento da obesidade na infância e na adolescência e a grande repercussão obtida por esta temática no ano passado motivaram a retomada do tema em 2013. Dados da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares das duas últimas décadas indicam que a prevalência da obesidade em crianças, de 5 a 9 anos, saltou de 4,1% para 16,6%, entre os meninos, e de 2,4% para 11,8%, entre as meninas. Nos adolescentes, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% nas últimas quatro décadas.

Já os problemas oculares são uma das principais causas da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem. Estudos apontam que 30% das crianças em idade escolar apresentam refração ocular – distúrbios de visão causados por problemas no cristalino ou na córnea.

Compartilhe