Obras do Programa de Aceleração do Crescimento serão retomadas

Publicado em 02/04/2013

PAC ItambiO Fluminense – 01/04/2013

A Prefeitura de Itaboraí dará um passo importante no próximo dia 17 de abril para a retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Itambi, paralisadas desde 2011. O secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, entregará à Caixa Econômica Federal (CEF) documentação atendendo a 12 exigências que englobam cerca de 22.200 itens, para que o processo licitatório seja realizado em setembro.

O prefeito Helil Cardoso pretende entregar em dezembro o primeiro bloco de apartamentos, a creche e posto de saúde. Serão, ao todo, oito blocos que beneficiarão 256 famílias que hoje moram em áreas consideradas de risco.

Segundo Wolney Trindade, as obras do PAC Itambi foram interrompidas em outubro de 2011, quando a empresa responsável pela construção paralisou os trabalhos com o consentimento da antiga administração da Prefeitura, alegando que não tinha mais condições de prosseguir como empreendimento.

“No dia 17, atendendo ao Ministério das Cidades, entregaremos toda a documentação à CEF, com atualização de valores, já inclusos os custos com a instalação da estação de água e esgoto, que estará a cargo da Cedae”, disse Wolney.

“O orçamento inicial do projeto era de R$ 20 milhões, foram gastos cerca de R$ 11 milhões, com pouco mais da metade do trabalho realizado”. Wolney lembra ainda que em nenhum dos apartamentos foi instalada a rede elétrica.

Ainda de acordo com Wolney Trindade, o prefeito Helil Cardozo determinou que sejam montadas duas frentes de trabalho. Uma para tratar das obras em geral e outra para construir bloco por bloco de apartamentos.

“O prefeito Helil entregará bloco por bloco, tirando gradativamente as famílias das áreas de risco e obedecendo o seguinte critério: 1º as famílias que estão em área de risco de saúde e perigo de vida; em seguida, idosos e deficientes e, em 3º lugar, famílias em risco de saúde”, informa Wolney.