Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Em busca do desenvolvimento

Por

Publicado em 08/04/2013

Notícias-300x230O São Gonçalo – 08/04/2013

Representantes da ONU e da Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentaram, no salão nobre da prefeitura de Itaboraí, o programa de monitoramento de indicadores socioeconômicos de impacto dos municípios no entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O complexo, que fica em Sambaetiba, está em obras, com previsão de conclusão para 2016.
Os estudos, encomendados pela Petrobras, são realizados por meio de uma pesquisa de campo feita por professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFF. Há parceria com a Fundação Euclides da Cunha (FEC), em Itaboraí e representantes de outros municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste).

Realizada em duas etapas – de 2007 a 2010 e de 2011 a 2013 – a pesquisa apresenta levantamentos nas áreas de Saúde, Educação, Economia, Geociências e Saneamento.
Para a doutora em Arquitetura e Urbanismo da UFF e coordenadora preposta do projeto, Regina Bienenstein, o principal objetivo da pesquisa é acelerar o processo de desenvolvimento econômico local.
“Agradecemos pela disponibilidade e recepção da Prefeitura de Itaboraí. cuja participação é de suma importância para o bom andamento do projeto, que será finalizado este ano”, afirmou Regina.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí, Luiz Fernando Guimarães, responsável também pela integração entre o Município e o Comperj, a UFF realiza um trabalho de excelência, que precisa ser mais divulgado e utilizado pelo próprio Município. Ele fez algumas observações a respeito de dados sobre o empreendimento do Complexo Petroquímico, que constam da pesquisa e precisariam ser atualizados.
“Observei que os estudos já vinham sendo implementados e disponibilizados pela UFF/Petrobras aos municípios, mas que não eram valorizados e utilizados pelas prefeituras”, disse Luiz Fernando.

O secretário de Trabalho e Renda de Itaboraí, Álvaro Adolpho, destacou que o projeto trouxe um esclarecimento produtivo, passando a ser um instrumento de informações fundamentais para a definição de políticas públicas na área de abrangência do Comperj, não só de Itaboraí, mas para os demais municípios do Conleste.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Fazenda, José Mauro Soares; Esporte e Lazer, Sérgio Gil; e Habitação e Políticas Sociais, Wolney Trindade.

Compartilhe