Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Itaboraí: 100 dias para pôr a casa em ordem

Por

Publicado em 12/04/2013

Saiu na MídiaA Tribuna – 12/04/2013

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, realizou, na noite de quarta-feira, uma prestação de contas relativas aos primeiros 100 dias de sua gestão na cidade. O chefe do Executivo planeja se dirigir à população e também a representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo ao longo dos próximos dias para dar prestar contas da atual gestão. Em evento promovido pela subseção de Itaboraí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Helil Cardozo esteve na sede da instituição, onde expôs a convidados o que o governo atual realizou desde 1º de janeiro.
A aquisição de um tomógrafo para o Hospital Municipal, a regularização e início de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na cidade, o aumento concedido aos profissionais da Educação e o enxugamento da folha salarial foram algumas das realizações citadas pelo prefeito Helil Cardozo. Acompanhado do vice-prefeito, Audir Santana, e de seus secretários, ele falou para cerca de 100 pessoas, a maioria advogados e membros do Poder Judiciário.
“Quando assumi a prefeitura, encontrei muitas dificuldades. Por isso, precisamos de um tempo para arrumar a casa antes de conseguirmos concretizar nossas realizações”, disse Helil. “Uma das primeiras providências que tomei foi desonerar a nossa folha. Reduzi de 54% para 38% o impacto em nosso Orçamento, gerando uma economia de R$ 2,5 milhões aos cofres públicos, dinheiro que será revertido para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que é a nossa meta”.
Helil afirmou que a prioridade da atual gestão é a Saúde.
“Por isso, iniciei o governo instalando meu gabinete no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ)”, lembrou o prefeito. “Conseguimos trazer um equipamento de tomografia de última geração, o que, sem dúvidas, vai facilitar o trabalho de nossa equipe e ajudar a salvar muitas vidas”.
Helil lembrou, ainda, que já determinou a compra de 130 camas elétricas e de novo mobiliário, que deve chegar ao hospital em alguns dias.
O prefeito ressaltou, ainda, o resgate para Itaboraí das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Porto das Caixas, e a luta para recuperar projetos semelhantes em outras regiões da cidade, como Rato Molhado I e II, Itambi e Engenho Velho.
Em relação à educação, o prefeito lembrou a concessão de 10% de aumento salarial a todos os funcionários estatutários do setor, inclusive os novos convocados deste ano. Ele lembrou ainda, que já deu início ao projeto de implementação de ensino em tempo integral no Município.
Sobre os problemas causados pelo impacto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaboraí, como o grandioso aumento populacional e os engarrafamentos frequentes no transito, Helil, recém-eleito para a presidência do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), garantiu estar trabalhando desde cedo para buscar as melhores soluções:
O prefeito também ressaltou as medidas tomadas para regularizar algumas ilegalidades que ocorriam na cidade.
“Às vezes, temos que tomar algumas medidas, como tirar os ambulantes das ruas e paralisar as vans, mas não são para impedir as pessoas de trabalhar”, afirmou o prefeito. “Pelo contrário, queremos que elas trabalhem da melhor forma possível, mas é preciso que façam isso de forma regularizada”, disse, reforçando que já foi iniciado processo para a desapropriação, na Avenida 22 de Maio, no Centro, de um terreno onde será construído o Centro de Comércio Popular.

Compartilhe