Artesãos de volta ao Centro

Publicado em 18/04/2013

Reuniao sobra a Feira de Artesanato - Foto Sandro GironO São Gonçalo – 18/04/2013

A tradicional Feira de Artesanato de Itaboraí voltará a funcionar ainda esse ano. Ontem, durante reunião entre secretários municipais, Álvaro Adolpho, de Trabalho e Renda, pediu aos colegas a integração das pastas envolvidas na realização da feira para resolver todas as questões relacionadas ao empreendimento, como posturas, segurança e trânsito.?Adolpho lembrou a importância da realização da Feira de Artesanato, que, segundo ele, além de gerar empregos e renda para os artesãos, promove a cultura local, incentiva o turismo e divulga a cidade.
Desde sua criação, ao longo dos anos a feira entrou num processo de degradação, com a falta de cumprimento de algumas normas consideradas fundamentais para seu funcionamento adequado. Desde o início do atual governo, o empreendimento foi suspenso temporariamente, para que pudesse ser feita sua reestruturação. ??O primeiro passo foi o recadastramento dos artesãos, que identificou a existência de somente 45 deles aptos a trabalhar, após todos terem seus endereços e a procedência de seus produtos analisados. A próxima etapa é o encaminhamento dos profissionais ao departamento de Posturas da Prefeitura, para a devida legalização de suas atividades.??Na reunião entre os secretários foram discutidas as responsabilidades de cada pasta em relação à realização da feira, como iluminação, instalação de banheiros públicos, limpeza e organização do espaço urbano, incluindo a interdição das vias e o processo de montagem e desmontagem das barracas.??Participaram da reunião os secretários municipais de Serviços Públicos, Marcos Le Gentil; Transportes, Cláudio Ivanoff; o diretor do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Itaboraí, Anderson Santana, e o representante da Secretaria de Governo, Diego Kort-Kamp.
A Feira de Artesanato de Itaboraí funcionará na Praça Alarico Antunes e na Rua Amélia Saraiva dos Santos, ambas no Centro. Os dias da semana e a frequência da atividade ainda serão definidos.