VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Desenv. Social
Programa Criança Feliz é lançado em Itaboraí
Por Desenv. Social
Publicado em 17/05/2018
A Prefeitura de Itaboraí, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está lançando o Programa Criança Feliz. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Programa fará com que Itaboraí passe a fazer parte das ações à primeira infância, promovendo visitas, orientando famílias a respeito das questões relacionadas à proteção, ao estímulo e a garantia da Saúde. De imediato, a proposta é atender famílias dos seis Centros de Referência de Assistência Social – CRAS da cidade, inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BCP) e também crianças em situação de acolhimento em virtude de medida protetiva. A intenção é melhorar a qualidade de vida destas crianças e gestantes que serão atendidas pelo programa.
O objetivo do Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; e o cuidado permanente com a criança em situação de vulnerabilidade da gestação até os 3 anos de idade.
Em Itaboraí o Programa encontra-se na primeira fase, quando são feitos os levantamentos de dados das famílias, suas prioridades, onde moram e demais dados importantes para que o Criança Feliz seja desenvolvido com sucesso em Itaboraí. “Queremos preparar e qualificar profissionais para que se tornem bons visitadores e entendam a proposta do Programa para trabalhar junto com os pais das crianças todo desenvolvimento. Não queremos ensinar as famílias a cuidarem de seus filhos, nem educar. Mas sim, mudarmos os olhares dos pais com relação ao próprio filho e auxiliar para que tenham um melhor desenvolvimento e que ele seja saudável”, explicou a psicóloga e coordenadora do Programa Criança Feliz, Sarah Carvalho de Oliveira Silva.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Roberto Costa, esta é uma excelente oportunidade para fortalecimento do vínculo familiar. “É importante os cuidados e estímulos às crianças na primeira infância, que é o alicerce da vida adulta”, comentou Roberto, reforçando que as famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da necessidade.
O programa abrange crianças beneficiárias do Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos. Também mulheres grávidas e crianças afastadas do convívio familiar por medidas protetivas.
Noticias em Destaque