Itaboraí de olho no ‘verde’

Publicado em 21/04/2013

Eduardo Zangari

O São Gomçalo – 21/04/2013

O projeto prevê, entre outras ações, visitas ao Parque Paleontológico de São José, um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, devido à riqueza fossilífera, onde foram encontrados vestígios de animais e vegetais que se desenvolveram há 60 milhões de anos; e ao manguezal de Itambi, um dos principais pontos ecológicos do município.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Zangari, será enviada uma carta para os diretores das 89 escolas públicas do município, visando mapear as atividades relacionadas à ecologia já existentes em cada instituição. Desta forma, será possível planejar o desenvolvimento das atividades. Para o gestor, a educação ambiental deve atingir todos os cidadãos, para que possam “pensar globalmente e agir localmente”.

“Somente por meio da educação podemos assegurar e preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atender as necessidades atuais”, alertou.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, a educação ambiental deve ser abrangente e multidisciplinar. “É necessário investir nas pessoas, na cultura, na história e nos sistemas sociais, pois a escola não está isolada da comunidade em que está inserida. As secretarias devem trabalhar em conjunto, para executar projetos interdisciplinares”, defendeu.

No Brasil, a educação ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e ao uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando a proposta de construção de sociedades sustentáveis.

A Lei 9.795/99 institui a educação ambiental nas escolas, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo.