Hospital Municipal realiza primeira neurocirurgia após 20 anos de fundação

Por Saúde

Publicado em 01/05/2013

Hospital Municipal

Itaboraí realizou, esta semana, a primeira neurocirurgia da história do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, fundado há 20 anos. No caso, uma operação de hérnia de disco. A intervenção desta segunda-feira inaugurou a implantação dos serviços de neurologia e neurocirurgia na unidade, que atenderá casos de aneurisma, acidente vascular cerebral e traumas de coluna e crânio, entre outros.

Oito neurocirurgiões (alguns com especialidade em neuropediatra) já foram contratados para trabalhar  na unidade, conforme o Prefeito Helil Cardozo anunciou no início do mês passado, quando inaugurou o tomógrafo computadorizado. Além de operar e realizar consultas, eles irão emitir pareceres e laudos médicos para auxiliar no diagnóstico e tratamento dos pacientes. O serviço estará disponível 24 horas por dia a partir deste mês.

Com lágrimas nos olhos, o corretor de seguros Eudes Schueler Vieira, 59 anos, o primeiro a ser operado, recebeu alta nesta terça-feira, um dia dia após ser submetido à intervenção cirúrgica.

“Não sinto mais dor. E isso é um milagre”, disse Eudes, emocionado.

Morador do bairro Outeiro das Pedras, ele começou a sentir o problema de hérnia ed disco em 2001, quando as dores na coluna sinalizavam a compressão do nervo da região lombar, e se irradiavam para os membros inferiores, atingindo mãos, pernas e pés, ocasionando fraqueza muscular e um forte formigamento.

“Em março deste ano, fui consultado pelo neurocirurgião José Luis Abbott, na Policlínica de Nancilândia, que diagnosticou meu caso como muito complicado e resolveu me operar”, lembra o corretor. “No início, fiquei surpreso, pois não sabia que era tão complexo, mas fui bem orientado e recebi todos os esclarecimentos necessários sobre o procedimento. Fiquei esperançoso e resolvi confiar. Graças a Deus, deu certo”.

Saiba mais

A coluna vertebral é composta por discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Entre elas, a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente na coluna de quase 65% da população adulta brasileira.

O surgimento de uma hérnia de disco está relacionado às sobrecargas compressivas no disco intervertebral, causadas por uma série de fatores como má postura, desvio da coluna, instabilidade articular da vértebra, sobrepeso, esforço repetitivo e fraqueza muscular. Alguns estudos apontam que pré-disposição genética é um fator significativo para o aparecimento do problema. Em geral, o quadro clínico aparecer entre 25 e 50 anos de idade, mas, às vezes, as manifestações de dor não aparecem logo de início. Essa demora na descoberta do problema pode dificultar o tratamento.