VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Programa Saúde do Idoso de Itaboraí é pioneiro na região
Por Saúde
Publicado em 03/08/2018
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, três em cada quatro idosos têm alguma doença crônica no país. Segundo o último censo, realizado no ano de 2010, o município de Itaboraí, possui cerca de 22.492 idosos. Destes, 300 são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde do município, com diagnóstico ou hipótese diagnóstica para síndromes demenciais e Parkinson.
Pioneiro na região, Itaboraí é referência em atendimentos especiais personalizados aos idosos por meio do Programa Saúde do Idoso, da Subsecretaria de Atenção Básica. O Programa consiste em oferecer uma atenção especial à saúde ao idoso.
O Programa Saúde do Idoso possui um ambulatório multidimensional, prestando assistência interdisciplinar à pessoa idosa, por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades realizadas no Centro de Convivência, potencializando o envelhecimento ativo dos integrantes e contribuindo para a construção de uma melhor qualidade de vida.
Ao serem encaminhados para o Programa, os portadores de Alzheimer e Parkinson passam por triagem funcional e recebem um plano de cuidados personalizado para cada caso. Todos fazem avaliação com assistente social, enfermeira, fisioterapeuta e são submetidos a uma ampla avaliação geriátrica, fonoaudióloga, nutricional e psicológica, incluindo a aplicação do mini-exame do estado mental, como ferramenta de auxílio diagnóstico para alterações cognitivas. Com o plano de cuidados estabelecido, os pacientes são acompanhados e cuidados pelo ambulatório da pessoa idosa, sendo inseridos nos programas e grupos de estimulação cognitiva.
De acordo com a coordenadora do Programa do Idoso, Maria Aparecida do Nascimento Coelho, todo trabalho é realizado priorizando os direitos da pessoa idosa e a manutenção de sua autonomia e independência.
“Buscamos contribuir para que mais idosos alcancem a longevidade com qualidade de vida. Além disso, é essencial que o acompanhamento ao Idoso seja pensado de forma estratégica, que possibilite um bom planejamento das ações de prevenção, promoção e recuperação de sua saúde”, comentou a coordenadora.
Os serviços do ambulatório também são estendidos as famílias dos cuidadores dos idosos, que passam a fazer parte do Grupo de Apoio ao Cuidador e Família. Ele acontece mensalmente e reúne os responsáveis pelos pacientes para discutir, sempre com um especialista, temas relacionados à realidade do dia a dia dos idosos.
“Minha esposa faz parte do Programa Saúde do Idoso há 10 anos e é muito bem assistida. Quem cuida dela sou eu e aqui encontro muito apoio. Nos Grupos de Apoio ao Cuidador aprendo vários assuntos como prevenir doenças e cuidar melhor da minha companheira”, comentou o Sr. Antônio Lopes, 72 anos, morador de Sambaetiba.
Dona Margarida Cesário Souza, de 83 anos, gosta muito da atenção que recebe da equipe do ambulatório. “Me sinto muito bem aqui e com o carinho que recebo das profissionais que me atendem. Adoro o grupo de dinâmica e estimulação, me sinto muito bem”, ressaltou a paciente.
Por Marcely Figueiredo
Noticias em Destaque