VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Vacinação está acima da meta
Por
Publicado em 02/05/2013
O São Gonçalo – 02/05/2013
Antes mesmo do fim da campanha, Itaboraí já conseguiu ultrapassar a meta de 80% do público-alvo estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra gripe. Balanço parcial divulgado pelo sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações informa que, até a última terça-feira, o índice chegou a 93,90%, sendo a única cidade entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro a atingir este percentual, estando acima da média do país (62,35%), do Estado do Rio (51,47%) e também da capital (57,34%).
A 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou no último dia 15 de abril. O objetivo era vacinar 31 mil pessoas até o dia 10 de maio em Itaboraí. Na última terça-feira, o número já era de 32.572.
“Estamos felizes em ter atingido o objetivo, mas não podemos relaxar. Nossos postos de saúde têm estoque suficiente das vacinas, e é importante que todos que ainda não se vacinaram procurem esses locais”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.
Para aumentar ainda mais o índice de vacinações, a Secretaria Municipal de Saúde enviará equipes às repartições da prefeitura para vacinar os servidores que fazem parte do público-alvo da campanha. Também haverá ações junto aos idosos que almoçam no Restaurante Cidadão Governador Mário Covas, no Centro de Itaboraí, e também aos que participam do projeto “Vida em Movimento”.
“A saúde será sempre prioridade durante a atual gestão. Fico feliz ao ver que nosso trabalho está dando bons frutos”, disse o prefeito Helil Cardozo.
O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza no público-alvo.
Números – Dentre as crianças de seis meses a dois anos, a vacinação em Itaboraí chegou a marca de 118,29% da meta, o equivalente a 6.003 doses. Também já receberam a vacina 20.712 idosos com 60 anos ou mais, 2.379 gestantes, 444 mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), além de 3.034 doentes crônicos (cardíacos, obesos e transplantados renais).
Quem ainda não se vacinou em Itaboraí, deve ir, até o próximo dia 10, ao posto de saúde mais próximo da residência, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), profissionais de saúde, além dos doentes crônicos (cardíacos, obesos e transplantados renais), que precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza.
Noticias em Destaque