Estação de tratamento de esgoto está parada há 13 anos am Itaboraí

Publicado em 30/04/2013

Saiu na MídiaO Globo – 30/04/2013

Construída no fim da década de 90 para ajudar na despoluição da Baía de Guanabara, a Estação de Tratamento de Esgoto do Itambi, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, está desativada há 13 anos. Desde então, todo o esgoto produzido no bairro é despejado ‘in natura’ no Manguezal de Guapimirim, às margens da baía. O abandono é mostrado pelo leitor Jorge de Almeida Santos.

— Gastaram tanto dinheiro para a estação funcionar apenas três anos. A verdade é que ela ajudou muito pouco na despoluição da Baía, que continua muito suja — diz Santos.

Ainda de acordo com o leitor, é comum o entupimento da antiga rede de esgoto no bairro. Quando isso ocorre, um caminhão é chamado para ‘sugar’ os dejetos, que são jogados logo em seguida em um canal, que também corre para o Manguezal de Guapimirim.

Responsável pela estação, a prefeitura de Itaboraí disse que está tratando a reativação do local como prioridade. Duas reuniões foram realizadas com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para tratar do assunto. O cronograma para a recuperação e reativação da estação deve ser anunciado de forma oficial na próxima semana.