Homenagens às mães marcam desfiles em Itambi e Visconde

Por Educação

Publicado em 12/05/2013

Homenagem as maes em Itambi - Foto Edmilson de SouzaO sábado (11/05) foi de festa para centenas de estudantes de Itambi e Visconde, que participaram dos desfiles cívicos em comemoração aos 180 anos de emancipação política de Itaboraí. Na véspera do Dia das Mães, não faltaram homenagens das diversas escolas e creches do município às mulheres presentes, como a primeira-dama, Ana Cardozo, e a secretaria municipal de Educação, que receberam lembranças entregues pelas crianças.

O dia começou pela manhã, em Itambi, onde oito unidades escolares desfilaram acompanhadas dos músicos das bandas da Guarda Municipal e também das escolas Clara Pereira de Oliveira, Antonio Joaquim da Silva e Neusa Salles.

Na parte da tarde, em Visconde, mais nove escolas e creches desfilaram. Desta vez, além da Banda da Guarda, também se apresentaram conjuntos musicais das escolas Terezinha da Silva, Arquimedes de Andrade, Auto Rodrigues de Freitas e Milton Rodrigues da Costa. O prefeito Helil Cardozo prestigiou os dois eventos, acompanhado de vereadores e de parte de seu secretariado. Num momento de mais descontração, em Visconde, Helil chegou a descer do palanque e desfilar em meio aos alunos da Escola Municipal Adelaide de Magalhães Seabra.

Helil no desfile civico em Visconde - Foto Sandro GironNos dois distritos, além dos desfiles cívicos, houve ainda a prestação de serviços à população. A Secretaria de Educação e Cultura montou duas tendas. Numa delas, a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo levou livros que podiam ser lidos pela garotada durante a festa, enquanto a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres montou uma mini exposição sobre suas atividades, e ainda proporcionou atividades lúdicas para os estudantes. Já a Secretaria de Trabalho e renda, por meio do Sine, prestou orientações e cadastrou moradores em busca de vagas de emprego.

Uma grande confraternização marcou o encerramento do dia de desfiles, com o prefeito Helil Cardozo, secretários municipais e vereadores desfilando junto com toda a equipe da Secretaria de Educação e Cultura responsável pela organização do evento. No fim do evento, todos seguiram pela Praça Pedro Amorim, em Visconde, ao som da Banda da Guarda Municipal, que foi regida por seu maestro titular, o músico Ivan Cid. Uma equipe de recreadores também animou a festa, promovendo uma série de atividades e brincadeiras para as crianças após os desfiles.

Desfile civico em VIscondeA série de desfiles cívicos prossegue no próximo fim de semana, e termina no dia 22 de Maio, data na qual é celebrada a emancipação do Itaboraí.

Ao todo, a previsão é a de que cerca de 45 mil pessoas, entre pais, alunos e funcionários das escolas e creches do município desfilem pelos distritos da cidade.

A estrutura montada pela Prefeitura para os eventos inclui a distribuição de água e de um kit lanche preparado sob supervisão nutricional para todos os participantes dos desfiles. Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde também estará sempre de plantão durante os eventos.