VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Obras saem do papel
Por
Publicado em 08/05/2013
O São Gonçalo – 08/05/2013
Começaram na manhã de ontem, em Itaboraí, as obras de implementação de 45 km do sistema de esgotamento sanitário nos bairros de Ampliação, Nova Cidade, Centro, Jardim Imperial e Retiro. A primeira fase teve início na Rua João Feliciano da Costa, com uma frente de trabalho prevista para durar cerca de 60 dias, e que consiste na colocação de redes em 12 ruas em Ampliação e Rio Várzea.
A obra, projetada pela Fundação Bio/Rio (UFRJ), está orçada em R$ 89 milhões e tem previsão de término em dois anos. O projeto é resultado de uma multa aplicada pelo Governo do Estado à Petrobras. O trabalho, realizado pela empresa Colares Linhares, é fiscalizado e acompanhado de perto pelo secretário municipal de Obras, Rafael Cohen.
“A prefeitura disponibilizou um assessor técnico da Secretaria de Obras para acompanhar diretamente a empreitada. Daremos toda a atenção e suporte possível às solicitações da empresa que executa o serviço”, garantiu o secretário.
Durante o primeiro dia, Rafael Cohen aproveitou a oportunidade para conversar com alguns moradores da região e tirar dúvidas. Para evitar transtornos, as intervenções serão feitas por etapas ao longo das vias, com as valas para a colocação da tubulação sendo abertas a cada 50 metros. Somente após a conclusão do serviço em cada trecho, incluindo a restauração do trecho, as equipes passarão para a próxima parte.
Rafael Cohen também pede a ajuda da população no sentido de que nenhum morador faça qualquer ligação de seu esgoto domiciliar na rede que está sendo construída, sob o risco de o esgoto retornar para dentro das casas.
“As ligações de esgoto somente poderão ser feitas na nova rede após o término da construção da Estação de Tratamento de Esgoto, quando os moradores serão orientados a fazer, de forma correta, a ligação de suas casas”, lembra o secretário. Agentes da prefeitura estão distribuído panfletos com orientações.
Noticias em Destaque