Governo

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passam por Itaboraí

Por Governo

Publicado em 23/05/2013

Cruz Peregrina na 22 de Maio - Foto Priscila Marins-1O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, recebeu, na manhã desta quinta-feira, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Manilha, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). com a presença de centenas de fiéis. Helil estava acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana; da primeira-dama do município, Ana Maria Cardozo, e da vereadora Rosana Rosa (PCdoB).
“É uma honra estar presente em um momento tão importante para a cidade e o povo católico. Independentemente da religião, praticamos a mesma fé, e juntos lutamos por uma sociedade mais justa”, enfatizou o prefeito, ressaltando que a programação da festa de 180 anos da cidade foi estendida por conta da peregrinação dos símbolos da JMJ em Itaboraí.
Durante a celebração, os cristãos se emocionaram com os símbolos, que percorrem o mundo desde 1984, podendo tocá-los. No Brasil, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora percorrem os municípios desde agosto de 2011, e ficarão no país até o último dia da JMJ, em 28 de julho.
Para o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Cosme Damião Navarro, a grande finalidade da JMJ é o resgate e a conscientização dos jovens, tornando-os participantes de uma sociedade que visa a dignidade e os valores humanos.
“Estamos vivendo um momento histórico em nossas vidas. Quando será que receberemos, de novo, a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude?”, discursou o padre, emocionado.
“É uma emoção, uma mistura de sentimentos que não dá para descrever. É a primeira vez que recebemos a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora no Brasil, que foram entregues pelo papa João Paulo II, para peregrinar por todo mundo e servir para reavivar a juventude no catolicismo”, enfatizou uma das coordenadoras da Semana Missionária da Paróquia, Luana Araújo, 27 anos.
Após a celebração, foi realizada uma breve procissão nas ruas ao em torno da paróquia. Em seguida, os símbolos seguiram para o Clube Vera Gol. De lá, desfilaram em carros abertos e percorreram a Avenida 22 de Maio, acompanhados por um trio elétrico com jovens da igreja.
Pouco antes das 15 horas, a peregrinação chegou à Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda das Pedras, contando com cerca de 150 pessoas que cantavam e não paravam de fotografar as imagens durante a celebração feita pelo padre Ronald da Silva.
“A cruz simboliza o acolhimento de Cristo sobre nós em todos os momentos da vida. É, para os jovens e todos nós, sinal de uma renovação espiritual”, disse.
“É um momento de manifestação da nossa fé, no qual a igreja, em unidade, celebra com os jovens a alegria de Jesus ressuscitado, o centro de nossas vidas”, disse Tayara Nascimento, estudante de 23 anos, moradora de Venda das Pedras.
Na sequencia, os símbolos foram para o bairro Iguá, na Capelania Nossa Senhora Aparecida, em solenidade celebrada pelo frei Antônio Michel para cerca de 80 pessoas.
“Não é um pedaço de madeira que move a nossa fé, mas o significado que essa cruz traz para nós. Não é o material, mas o espiritual”, disse ele.
“Para nós este é um momento único. Não dá para descrever a importância do que está acontecendo aqui. Esses símbolos mostram a libertação, a esperança de uma nova vida para toda a comunidade do Iguá”, disse Jaqueline Dal Ponte, aposentada de 65 anos, moradora do bairro.
A Cruz e o ícone seguiram para a Paróquia São João Baptista, no Centro. Em seguida, às 19h, na arena de shows dos 180 anos de emancipação de Itaboraí, na Avenida 22 de Maio, n° 4.908, no Rio Várzea, aconteceria, ainda, a Missa Campal, com a presença dos símbolos da JMJ e todos os padres do Vicariato Rural. A festa se estenderia pela noite, com o show da banda católica Rosa de Saron. Das 0h às 7h da manhã desta sexta-feira, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas, estava prevista uma Vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, os símbolos da JMJ seguiriam para o município de Tanguá.
Toda a peregrinação no município de Itaboraí contou com o apoio da Guarda Municipal, agentes de trânsito e da Defesa Civil, além dos efetivos da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
A Semana Missionária acontecerá de 15 a 22 de julho em diversas cidades do Brasil. É considerada um momento de acolhida aos jovens peregrinos, proporcionando o primeiro contato com as famílias brasileiras e com a cultura do país. A Semana Missionária antecede a Jornada Mundial da Juventude 2013, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do novo pontífice, o Papa Francisco. É uma semana de eventos da Igreja Católica, que reúne jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica, além de construir pontes de amizades e esperança entre continentes, povos e culturas.