Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Viva Vôlei vai atender mil crianças e jovens em Itaboraí

Por Educação

Publicado em 27/06/2013

Helil entre Sergio Gil e Marcos Aurelio - Foto Edmilson de Souza

Prefeito Helil Cardozo assina convênio com o coordenador nacional do Programa Viva Vôlei, Marcos Aurélio Gonçalves – Foto: Edmilson de Souza

A Prefeitura de Itaboraí firmou, na manhã desta quinta-feira (27/06), parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), para implantação do programa Viva Vôlei na cidade. O município será contemplado com cinco centros do projeto capacitados para atender, ao todo, mil crianças e jovens de 7 a 14 anos, com aulas de vôlei de graça.

 

“Nossa intenção é conscientizar a população de Itaboraí para os benefícios que uma atividade esportiva traz no cotidiano das pessoas”, disse o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo. “O esporte sempre foi um dos meus focos para o município, e o Viva Vôlei é um programa genial, que tem um processo muito bonito, e que vai nos ajudar a reduzir a evasão escolar e promover a integração e inserção social”.

 

A solenidade, no Salão Nobre da Prefeitura, contou com a presença do coordenador nacional do Programa Viva Vôlei, Marcos Aurélio Gonçalves, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Sérgio Gil, e do subsecretário da Pasta, Alexandre Arêas.

 

“Ficamos responsáveis pela iniciação e recreação esportiva. Nossas atividades são todas com princípios lúdicos, para, antes de tudo, atender aos princípios do respeito, tolerância, amizade e companheirismo entre os alunos. Mas é claro que, em casos de destaque, podemos levar alguns jovens para serem aproveitados em clubes profissionais”, disse Marcos Aurélio.

 

As aulas do projeto começarão no início de julho. O Viva Vôlei ficará responsável por ceder todo o material técnico, assim como realizar a reposição periódica, conforme a demanda, e supervisionar os centros, a forma de treinamento, além de capacitar os professores, todos funcionários da Prefeitura.

 

“A prática regular de um esporte pode, sem dúvidas, mudar a vida das pessoas, e representa a continuação da educação recebida nas instituições de ensino. Muitas crianças, ao sair da escola, ficam ociosas e sujeitas a aderir à criminalidade. Com projetos esportivos ajudamos a dar uma melhor perspectiva de futuro aos nossos estudantes”, disse o secretário Sérgio Gil.

 

Sobre o Viva Vôlei

 

O Viva Vôlei é um projeto de iniciação ao voleibol, cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 por meio do esporte. Foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Em 2003, foi criado o Instituto Viva Vôlei, para gerenciar o projeto, que tem a chancela e o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, integrou o Viva Vôlei ao Plano Municipal de Ordem Pública, como atividade de prevenção à violência e de integração social da criança e do adolescente.

 

 

Atualmente existem 75 centros em atividade, atendendo cerca de 30 mil crianças e adolescentes de comunidades carentes em 13 estados brasileiros, gerando aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos.

Compartilhe