Biblioteca Municipal abre exposição de gravuras e ilustrações

Por Educação

Publicado em 18/06/2019

48081166898_fd895a9abf_zNa última segunda-feira (17/06), a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no Centro, abriu a exposição de gravuras e ilustrações, do escritor e cartunista Paulo Alves. O evento contou com a presença de alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), das escolas municipais Amélia Guimarães Fernandes, em Agro Brasil – Sambaetiba e Natércia Rodrigues Rocha, em Quissamã.

Ao todo, 40 quadros com ilustrações foram expostos, com desenhos de personagens, estampas de roupas, animais e outros. Os desenhos foram feitos com lápis, aquarela, hidrocor ou tinta nanquim.

Segundo Paulo Alves, ele desenhava de tudo desde menino até a criação da sua obra-prima “A Turma do Guaraná”, com personagens de história em quadrinhos, em 1987. Paulo é autodidata e expõe seus trabalhos em seu blog: https://guaranaeturma.blogspot.com/ incluindo suas histórias em quadrinhos. As histórias de “A Turma do Guaraná” têm fundo educativo e fala de temas como meio ambiente, proteção aos animais, fantasia, aventura e muito mais. As histórias são postadas semanalmente ou quinzenalmente no blog.

48081166683_38c1558cb0_z“É uma felicidade poder expor meu trabalho nesta Biblioteca, e principalmente para as crianças. Sou do Maranhão e vim para o Rio de Janeiro com 6 anos de idade. Atualmente moro em Itaboraí e desejo contribuir com o cenário artístico e literário desta cidade”, disse Paulo.

O estudante Lucas Eduardo Sarmento, 9 anos, da Escola Municipal Amélia Guimarães Fernandes ficou encantado com os desenhos do artista e sua rapidez em fazê-los. “Eu gosto bastante de desenhar, principalmente carros e personagens. Quero me dedicar ainda mais, para ser igual a ele”, comentou o aluno do 4º ano do Ensino Fundamental.

Paulo Alves falou da sua história de vida e do início de sua carreira. Além de contar sobre seus personagens, características dos mesmos e ainda criou um personagem para os alunos, “Nininho – O Coelho Mágico”. Ao final, distribuiu revistas de histórias em quadrinhos e sorteou camisas, com estampas produzidas por ele próprio.

48081233482_852997a3ca_zA exposição com visitação gratuita acontece até o dia 17 de julho. A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro – Itaboraí, das 8h às 17h.

Por Thaís Azevedo