Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Prefeitura de Itaboraí realiza cultura de rua, na Praça Floriano Peixoto, no Centro

Por Educação

Publicado em 22/10/2019

48936532653_f64167ab0a_cOcupar o espaço público com cultura é um dos objetivos da Prefeitura de Itaboraí. Por isso, no último domingo (20/10), a Casa Heloísa Alberto Torres, no Centro, montou uma programação especial para quem gosta de Hip Hop e Skate. A Praça Marechal Floriano Peixoto foi palco do XX Skate Rock, que reuniu skatistas da região para uma manhã de competição, além do Especial Hip Hop, realizado na sede da Casa Heloísa Alberto Torres, que contou com a presença do MC Marechal e diversos artistas locais.

48936533443_6a80084840_cPara o secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), Osório de Souza, essa realização é uma importante data no calendário da cidade e falou dos planos para a área de Cultura.

“Assim que cheguei à secretaria já me foi apresentada essa demanda e eu achei muito interessante, porque o hip hop é um movimento popular e muito bacana. Misturar skate e música é muito bom. E o que está acontecendo aqui hoje nos dá ainda mais entusiasmo para o Ita Fest, um festival histórico cultural de Itaboraí que estamos preparando para novembro”, disse o secretário, explicando que o festival visa reunir teatro, dança, música, artesanato e todas as expressões culturais dos munícipes.

48937077316_aa374f6bf9_cO diretor da Casa Heloísa Alberto Torres, Sérgio Espírito Santo falou das histórias que a cultura hip hop e o skate carregam e da tradição de Itaboraí em realizar esse evento, ao lado do DJ Rodrigues e do fundador do Coletivo Colaborativo, Ayrton Moreira.

“Hoje estamos realizando a vigésima edição do Skate Rock, um evento que fazemos desde o começo da década de 90, em uma época que o skate era um esporte marginal ainda e a conexão com a música, o grafitti e todas as expressões artísticas foram muito importantes. O MC Marechal lançar o álbum aqui, apresentar 10 artistas locais, tudo isso é importante para a cidade”, disse Sérgio, agradecendo o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo e a de Governo.

48937264782_5394e337d9_c“O campeonato aqui de Itaboraí sempre foi muito importante, porque durante um período não existia um no Estado, o único que acontecia era esse, que tinha todo ano. Era o evento mais importante do Rio, para a cena do skate e da música. De 92 para cá muita coisa mudou, mas o Skate Rock de Itaboraí sempre acompanhou essa evolução”, comentou DJ Fernandes, que já trabalhou com Planet Hemp, Black Alien, Bnegão, entre outros.

48937264937_d66e7b9a40_c“Com o tempo, a forma de consumir a modalidade foi mudando, hoje em dia tem uma facilidade maior com a TV transmitindo, com as redes sociais, as pessoas encontram muito conteúdo. Isso pode ser encarado de maneira positiva ou negativa, o fato é que o skate se tornou um esporte olímpico e o Brasil tem chances reais de medalhas em todas as categorias”, declarou Ayrton, que foi homenageado nesta edição do Skate Rock.

48937263847_2765c31c8a_cO ponto alto do evento foi o bate-papo e apresentação do niteroiense MC Marechal, idealizador da Batalha do Conhecimento, de 2007, que visa valorizar e expandir o conteúdo das rimas para temas como educação, política e cultura. “Vim a Itaboraí há 21 anos e fico feliz de voltar aqui para um evento como esse. Espero voltar em breve com mais músicas para todos”, disse o MC, que vê no movimento Hip Hop uma forma de levar conhecimento para todos.

48936532963_0b5c6a3c1a_c“Sou um dos organizadores da Roda Cultural de Itaboraí, um evento que acontece desde 2013, começou na Batalha da Rampa, no Outeiro, depois migrou para a Batalha do Restaurante Popular, conhecida como Batalha do RP. De acordo com a realidade que a gente passa, esse tipo de evento é muito importante para o jovem carente, para quem é de comunidade, onde as crianças saem da escola e ficam com o tempo livre. O nosso intuito é estimular a inteligência e o pensamento. Temos o projeto Hip Hop nas escolas pela região de Itaboraí, onde a gente procura levar essa cultura para os estudantes”, explicou Vieira ZR, contando que agora as batalhas vão acontecer toda quinta-feira, na Praça Floriano Peixoto, às 20h.

48937264152_03b37e49e0_c“Eu frequento o Skate Colaborativo, em Alcântara, e vim prestigiar o Ayrton e todos que estão presentes, um pessoal que curte muito Itaboraí e comparece quando rola esse tipo de evento. Espero que seja cada vez mais frequente, porque é uma ótima forma de tirar os jovens de caminhos ruins”, disse Maria Lua Benevides, de 24 anos, moradora do Outeiro das Pedras.

A Casa Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Por Larissa Bastos

Compartilhe