Helil Cardozo e Washington Quaquá assumem seus cargos hoje. Também serão diplomados os vereadores. Solenidade está marcada para começar às 16h

Publicado em 10/01/2013

01/01/2013

O prefeito eleito de Itaboraí Helil Cardozo e seu vice Dr. Audir  tomarão posse de seus cargos hoje. A cerimônia será realizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro da Cidade, e será aberta ao público. O evento está marcado para começar às 16h com a posse dos 15 vereadores eleitos. Em seguida, é a vez do prefeito e do vice-prefeito assumirem seus cargos.

Para acomodar a população serão montadas várias cadeiras sob tendas dispostas na praça. Foram convidados também autoridades municipais e estaduais, além de deputados, que ainda não confirmaram presença.

Helil, que já anunciou praticamente todo o seu secretariado há 15 dias, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fará um discurso adiantando algumas das primeiras medidas do novo governo. Ele antecipa que o expediente começará cedo no dia 2: às 7h, em sua primeira agenda no Hospital Municipal Leal Júnior, onde montará seu gabinete até ter um diagnóstico da real situação da área da Saúde na cidade.

Nascido e criado em Itaboraí, Helil Cardozo exerceu quatro mandatos consecutivos de vereador. Como prefeito, sua principal plataforma é fazer com que toda a riqueza que chega à cidade com o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) seja em benefício de quem é do município. Helil também promete garantir desenvolvimento com mais saúde, saneamento, asfalto e melhor qualidade de vida aos moradores.

Reeleição – Também tomará posse hoje o prefeito reeleito de Maricá Washington Quaquá, junto com o seu vice, Marcos Ribeiro. A cerimônia será realizada no Colégio Cenecista, no Centro de Maricá, às 19h. Também serão diplomados os 11 vereadores eleitos no município.

Esta será a segunda vez que Quaquá comandará o Executivo municipal. Diferente da eleição de 2008, a disputa para o cargo da Prefeitura foi mais acirrada, mas Washington Quaquá foi reeleito com 26.622 votos (42,48%) e conseguiu derrotar seu principal concorrente, Marcelo Delaroli (DEM), que recebeu 23.703 votos (37,82%). Quaquá  considerou os votos perdidos como uma manifestação de desagrado da população de Maricá e prometeu reformular seu governo.

Na última sexta-feira, Quaquá anunciou os últimos nomes do secretariado que comporá seu segundo mandato. Apenas uma secretaria, a de Direitos Humanos, ainda não teve seu titular definido, o que deverá ocorrer até o próximo dia 31.

Entre as novas secretarias, a de Conservação ficará sob o comando do ex-vereador Paulo Maurício Duarte de Carvalho. A secretaria de Religiosidade será dirigida por Sérgio Luis de Souza. Também nova, a secretaria do Idoso será comandada por Denise Fortes. A Chefia de Gabinete passa a ter status de secretaria, e continua a cargo de Kleber Ottero. A área de Comunicação ficará subordinada a esta pasta.

A lista prossegue com as pastas de Administração, que ficarão a cargo de Max Aguiar Alves, de Ambiente – que foi desmembrada do Urbanismo, onde Celso Cabral continua – a ser dirigida por Alessandro Terra Paes, de Articulação Política, com Paulo Fatigati de Carvalho, e de Energia, com Shirlene de Barros Diniz.

Houve mudança também nas secretarias de Esportes, com a nomeação de Leonardo Souza da Silva; de Transportes, que será assumida por Leandro Costa; de Pesca, a cargo de Rubem Pereira; e de Segurança, cujo titular será Fabricio Soares Bittencourt. A pasta de Fazenda continuará sob o comando de Roberto Santiago.

O restante do secretariado é formado pela procuradora-geral Maria Inez Pucello, por Laura Maria Vieira da Costa (Assistência Social), Fabiano Filho (Assuntos Federativos), Joab Santana (Controle Interno), Sérgio Mesquita (Cultura), Lourival Casula (Desenvolvimento), Marta Quinan (Educação), Márcio Leite (Executiva), Fernando Rodovalho (Obras), Janete Valadão (Saúde), Rosana Horta (Trabalho) e Amaury Vicente (Turismo).