Obras

Prefeitura vistoria demolição de imóveis irregulares sobre túnel histórico de Porto das Caixas

Por Obras

Publicado em 22/08/2013

Rafael Cohen visita obras de demolicao em Porto das Caixas - Foto: Sandro-Giron

Rafael Cohen visita obras de demolicao em Porto das Caixas – Foto: Sandro-Giron

O secretário de Obras de Itaboraí, Rafael Cohen, visitou, na quarta-feira (21/08), as obras de demolição das edificações construídas irregularmente sobre o antigo túnel ferroviário de Porto das Caixas. Mais da metade dos prédios construídos já foram retirados, e já é possível ver a base superior da construção histórica, tombada pelo município.
O local será revitalizado por meio de uma ação da Prefeitura de resgate da memória e do patrimônio artístico e cultural. Após a restauração total do túnel Porto das Caixas, a área vai receber um praça e um ponto de informações históricas e turísticas.
Segundo Rafael Cohen, o trabalho de demolição está sendo feito de forma quase artesanal.

“É preciso o maior cuidado possível com essa demolição. Por isso, quero acompanhar bem de perto esse trabalho. O túnel tem uma grande importância histórica para a cidade. Porto das Caixas é o bairro onde Itaboraí nasceu, e queremos recuperá-lo”, disse Cohen.

A retirada total das construções irregulares tem uma previsão de estar concluída em 90 dias, mas poderá sofrer atrasos devido à delicadeza do trabalho.
A parte superior do túnel começou a ser invadida a partir da década de 60, quando a estrada de ferro parou de ser utilizada. O trabalho de remoção dos moradores e revitalização da área foi iniciado há seis anos e, no atual governo, contou com o apoio do Ministério Público (MP).
O trabalho também contado com a participação da Secretaria Municipal de Transportes e da Fundação de Arte e Cultura de Itaboraí (FAC).

“A idéia é revitalizar o local mantendo a sua história, que já foi tão importante para o desenvolvimento de vários municípios fluminenses por meio do transporte de mercadorias e pessoas. Resgatar a memória é preservar a história e a vida do cidadão”, disse o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra.