Itaboraí ganha placas de sinalização viária dos atrativos turísticos da cidade

Por Gabinete

Publicado em 01/07/2022

Itaboraí ganha placas de sinalização viária dos atrativos turísticos da cidade (1)Com o objetivo de fomentar atividades turísticas através da correta identificação das rotas e destinos nas rodovias, o município de Itaboraí ganhou novas placas de sinalização viária, no âmbito do programa “Viaje Seguro” do Governo do Estado. A maior via de circulação da cidade, a Avenida 22 de Maio, já conta com as sinalizações, uma delas na altura de Joaquim de Oliveira. Por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Turismo, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, realizou a indicação dos locais turísticos do município.

Os projetos de sinalização turística tem com base a materialização do Acordo de Cooperação Técnica nº 005/2021, firmado entre a Secretaria de Estado de Turismo, a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro. Em Itaboraí, a instalação das placas foi planejada nas principais vias de acesso com municípios vizinhos.

Itaboraí ganha placas de sinalização viária dos atrativos turísticos da cidade (2)“Temos um grande potencial turístico em nosso município, que carrega uma rica história e abriga um dos mais importantes parques paleontológicos. Essa sinalização nos principais acessos da cidade, além de apresentar todos os atrativos para visitantes, incentiva os próprios moradores a conhecer mais sobre Itaboraí. Temos que agradecer ao governador Cláudio Castro e ao Governo do Estado por toda essa atenção à nossa região”, destacou o prefeito Marcelo Delaroli.

Itaboraí e mais quatro municípios, sendo Rio Bonito, Silva Jardim, São Gonçalo e Tanguá fazem parte da região ‘Caminhos da Mata’, que conta com significativa área verde e reservas naturais, e oferece ao visitante experiências com trilhas, escalada, cavalgada e muito mais. O secretário municipal de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra, destaca a importância da parceria com o Governo do Estado para fomentar a prática turística no município.

“Temos que agradecer por essa iniciativa que visa valorizar os atrativos locais de cada região e incentivar a prática do turismo no município. Valorizar o potencial turístico de Itaboraí é uma das missões da gestão municipal”, destacou José Carlos Cobra.

As placas de atrativos turísticos indicam os pontos turísticos existentes na região, orientando sobre a direção ou identificando os locais de interesse turístico que, via de regra, são compostas por pictograma e legenda próprios de cada atrativo existente, associado ou não a distâncias ou setas direcionais.

Dentre os locais turísticos da cidade, o Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, conhecido como “berço dos mamíferos”, onde foi encontrado um dos mais antigos fósseis do continente americano; o Palacete Visconde de Itaboraí, de 1840, onde se hospedava a Família Imperial; e o Centro Histórico, que abriga a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, o Teatro Municipal João Caetano e a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo.

Noticias em Destaque