Itaboraí realiza ações preventivas no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Publicado em 29/08/2013

Dia contra o fumo - Foto: Edmilson de Souza

Dia contra o fumo – Foto: Edmilson de Souza

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quinta-feira (29/08), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí promoveu uma ação com mais de 300 pessoas, que foram alertadas e conscientizadas sobre os malefícios causados pelo fumo ao próprio fumante, a quem está ao seu lado e ao meio ambiente.

Em uma tenda montada na Praça Alarico Antunes (mais conhecida como Praça do Chafariz), dentistas fizeram avaliações de possíveis lesões na boca e aplicação de flúor, por meio de um consultório móvel, além de oferecerem orientações sobre higiene bucal. Profissionais que fazem parte do Programa Municipal de Controle do Tabagismo também aferiram pressão arterial, promoveram testes de diabetes e distribuíram potes para realização de exames de escarro para controle da tuberculose.

De acordo com a enfermeira Thatiana Vieira Mattos, coordenadora do programa de Controle do Tabagismo, quem mostrou interesse em largar o vício do cigarro durante a ação desta quinta-feira será avaliado e encaminhado para tratamento específico, de acordo com suas necessidades.

“É gratificante ajudar as pessoas a abandonarem esse mal, que é o cigarro. Muitos querem parar, mas não conseguem. Vamos dar todo o apoio profissional para que, junto com a própria força de vontade, o paciente possa se livrar do vício”, ressaltou.

O aposentado Jorge dos Anjos Pereira, morador do Apolo III, começou a fumar aos 17 anos de idade. Hoje, aos 73, após inúmeras vezes tentar parar de fumar, está disposto a buscar tratamento para deixar o cigarro.

“Comecei a fumar quando era jovem, porque achava bonito. Era muito influenciado pelos meus colegas. Venho tentando há algum tempo parar, mas sozinho é quase impossível. Sou hipertenso, tenho muito pigarro e um gasto inútil de R$ 150 por mês com a compra dos maços de cigarro. Estou com uma idade avançada e sei que não posso continuar com esse vício. Acredito que, com o apoio dos membros da minha igreja e dos profissionais de saúde especializados neste assunto, posso conseguir vencer esta batalha”, afirma Jorge dos Anjos.

Caminhada estudantil

O prefeito Helil Cardozo também prestigiou o Dia Nacional de Combate ao fumo. Ele recepcionou, em frente à Prefeitura, estudantes do Colégio Adventista de Itaboraí, que fizeram caminhada pela cidade, conscientizando a população sobre os males do cigarro. Helil, que naquele momento recebia em seu gabinete um grupo de alunos da Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, foi até a calçada e falou aos jovens.

“Quero parabenizar aos alunos e à direção da escola por essa iniciativa maravilhosa. Aproveito para pedir a vocês, crianças, adolescentes e jovens, que invistam em uma vida saudável. Muita gente acha bonito ver alguém fumando, mas não tem noção dos problemas que isso pode trazer. Fumar faz muito mal à saúde”, alertou o prefeito.

Como tratar

Atualmente, 148 pessoas estão em tratamento para parar de fumar em Itaboraí. Aos interessados, a Secretaria Municipal de Saúde  abre inscrições de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, na sede do Programa de Controle do Tabagismo, situado na Rua Vereador Hermínio Moreira, 129, Centro (próximo ao Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha). Apenas a própria pessoa pode fazer sua inscrição, devendo estar munida da carteira de identidade e comprovante de residência no município em seu nome. O tratamento também é realizado nas Unidades de Saúde da Família de Itambi (Rua Rui Barbosa, 01), Reta Nova (Rua 9, Quadra 42 s/n), e Santo Expedito (Rua Magalhães, lote 15, Outeiro das Pedras). Mais informações no telefone 3639-1852.

Benefícios imediatos ao parar de fumar

• ·  20 minutos depois: a pressão sanguínea e as batidas cardíacas voltam ao normal.
  • ·  8 horas depois: a quantidade de monóxido de carbono no sangue diminui pela metade, a oxigenação das células volta ao normal.
  • ·  24 horas depois: o monóxido de carbono é totalmente eliminado do corpo e os pulmões começam a eliminar o muco e os resíduos da fumaça.
  • ·  48 horas depois: o corpo não contém mais nicotina. O gosto e o olfato começam a melhorar e a transpiração deixa de feder a tabaco.
  • ·  Em 1 ano o risco de morrer de um ataque cardíaco já reduz-se à metade!