Turismo e Eventos

Publicado em 08/09/2013

Sergio Gil secretário de Esportes - Foto: Sandro Giron

Sergio Gil secretário de Esportes – Foto: Sandro Giron

A Prefeitura de Itaboraí, em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), lança, neste domingo (08/09), o Programa Viva Vôlei no município. Inicialmente, serão cinco núcleos, cada um capacitado para atender até 200 crianças de 7 a 14 anos de idade, de ambos os sexos.

O evento de lançamento do programa vai ocorrer na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, em frente à sede da Prefeitura. Das 10 às 14 horas, diversos serviços serão oferecidos à população. A Secretaria de Desenvolvimento Social fornecerá orientações sobre o Bolsa Família, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a coordenação da Juventude. Haverá, ainda, stands da Secretaria de Saúde, um balcão do Serviço Nacional do Emprego (Sine) cadastrando currículos, e o Conselho Tutelar, que divulgará a campanha sobre o enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. Já a Fundação Cultural de Itaboraí (FCI) estará presente na praça oferecendo atividades artísticas.

Estará presente na cerimônia o atleta Thiago Barbosa, campeão do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2012/2013, que já foi morador de Itaboraí.

Os núcleos do programa irão funcionar nas escolas municipais Prefeito Milton Rodrigues Rocha, Genésio da Costa Cotrim, Marly Cid de Almeida Abreu e Clara Pereira de Oliveira, além do Ginásio Carlos Castilho Bonan Tiberto, em Manilha. As inscrições para o projeto poderão ser realizadas a partir de segunda-feira (09/09) diretamente nos núcleos. Basta a criança comparecer com certidão de nascimento, foto 3×4, atestado médico, declaração escolar (que não precisa ser necessariamente no colégio-núcleo) e assinatura do responsável.
Horários de inscrição em cada um dos núcleos

• E. M. Prefeito Milton Rodrigues Rocha
  • Terça e quinta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas.
  • E. M. Genésio da Costa Cotrim
  • Terça e quinta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas.
  • E. M. Marly Cid de Almeida Abreu
  • Segunda e quarta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas.
  • E. M. Clara Pereira de Oliveira
  • Terça-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, e sábado, das 8 às 14 horas.
  • Ginásio Carlos Castilho Bonan Tiberto
  • Segunda e quarta-feira, das 8:30 às 11:30 e das 14 às 17 horas.
O Viva Vôlei

O Viva Vôlei é um projeto de iniciação ao voleibol, cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos apor meio do esporte. Foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), quando em 2003 foi criado o Instituto Viva Vôlei para gerenciar o projeto, que tem a chancela e o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, integrou o Viva Vôlei ao Plano Municipal de Ordem Pública, como atividade de prevenção à violência e de integração social da criança e do adolescente.

Atualmente são 75 centros em atividade, atendendo cerca de 30 mil crianças e adolescentes de comunidades carentes em 13 estados brasileiros, gerando aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos. O Viva Vôlei fica responsável por ceder todo o material técnico, assim como realizar a reposição periódica conforme demanda, e supervisionar os núcleos, a forma de treinamento e capacitar os professores, sendo estes profissionais cedidos pela Prefeitura.