VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
2ª Clínica Escola do Autista é inaugurada em Itaboraí
Por Saúde
Publicado em 29/05/2023
Itaboraí agora conta com duas Clínicas Escolas do Autista, equipamentos destinados a atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, participou da solenidade de entrega da nova unidade, nesta segunda-feira (29/05), no bairro de Santo Antônio, distrito de Manilha. O local é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e de Educação (SEMED).
A unidade do bairro de Venda das Pedras se tornou a primeira instituição pública no Brasil a se especializar no tratamento de crianças, adolescentes e adultos autistas, oferecendo igualdade nos atendimentos, acesso às terapias de Saúde em um processo multiprofissional e de inclusão.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do deputado estadual, Guilherme Delaroli; do secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra de Andrade; dos secretários municipais de Saúde e Educação, Hédio Mataruna e Mauricílio Rodrigues, respectivamente; da idealizadora da Clínica Escola do Autista e co-autora da lei federal 12.764/12, Berenice Piana. Além da primeira-dama, Pâmela Delaroli; dos pais do prefeito, José e Ieda Delaroli, secretários municipais e vereadores.
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, ressaltou a importância de Berenice Piana na implantação da segunda Clínica Escola do Autista no município e ainda a união de todos os secretários, para que esse projeto fosse concretizado.
“Nós somos privilegiados em ter uma pessoa como Berenice ao nosso lado e na nossa cidade. Como é gratificante fazer em união e poder fazer pelo próximo e, principalmente, por aqueles que mais precisam e nós vamos fazer isso”, disse Marcelo Delaroli.
O deputado estadual Guilherme Delaroli falou da felicidade de ter seu primeiro projeto de lei tramitado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Alerj, o projeto nº 499/2023, que amplia o direito ao laudo médico por tempo indeterminado ao portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e veda a exigência de renovação do laudo médico.
“É muito ruim ter que renovar o laudo médico todos os anos. Ter visto essa casa antes e ver as condições que está hoje me deixa bastante emocionado. Esse é um dos discursos mais difíceis que eu já fiz em minha vida e fico muito feliz em ver a união de todos os secretários trabalhando em conjunto para que isso acontece. Que aqui seja um lugar de bênçãos e vitórias”, destacou o deputado Guilherme Delaroli.
A Clínica Escola do Autista, em Manilha, contará com todo o tratamento multidisciplinar que já é realizado na unidade de Venda das Pedras, como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricidade, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e neurologia, juntamente como atendimento educacional individualizado e especializado. Ao todo, são sete salas de atendimento, secretaria, recepção, banheiros e outros.
O secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra de Andrade, fez questão de comparecer a inauguração da Clínica Escola do Autista, em Manilha e elogiou a sensibilidade da gestão do prefeito Marcelo Delaroli.
“Quero agradecer a cada um de vocês que trabalham e defendem juntos essa causa, vocês não tem ideia do quanto isso é bonito. Eu tenho um neto de quatro anos que é autista. Eu sou avô, mas eu também sou pai e a gente sabe dessa luta tão bonita e eficaz que a gente tem com eles no dia a dia. Como ser humano, eu quero agradecer pelo trabalho de cada um de vocês, estarei sempre a disposição”, destacou Uruan Cintra de Andrade.
Ainda sem acreditar na realização desse sonho, de poder acompanhar de perto a inauguração da segunda Clínica Escola do Autista em Itaboraí, Berenice Piana falou da importância desse momento e parabenizou a Prefeitura de Itaboraí, por fundar a segunda unidade dentro do município.
“Eu tinha o sonho das clínicas escolas, porque eu via o sofrimento dessas famílias, que também era o meu sofrimento. Elas levavam o filho para uma terapia em um bairro distante, depois para escola em outro bairro. Eu percebi que ao longo da vida, chegava um momento que elas cansavam de tudo e se fechavam em casa com seus filhos, com autismos severos. Então, essa pessoa e essa família acabava tendo a morte social decretada. E foi com o pensamento de unir numa mesma instituição todo o atendimento e toda a educação especializada que surgiu a lei federal. Hoje estamos vendo a lei sendo cumprida, chegando lá na ponta para aquele que precisa. Nossa cidade está de parabéns e tenho a gratidão imensa por tudo que a Prefeitura de Itaboraí está fazendo. Só gratidão”, finalizou Berenice.
A nova Clínica Escola do Autista fica localizada na Rua Manoel Mendes de Oliveira, lote 01, quadra 06, em Santo Antônio, no distrito de Manilha. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque