Desenv. Social

Itaboraí sedia encontro dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs)

Por Desenv. Social

Publicado em 04/07/2023

O salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro, foi o local escolhido para sediar o encontro dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) da Região Metropolitana, nesta terça-feira (04/07). A programação contou com a presença das coordenadoras e técnicas das unidades de Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Niterói, Maricá, Tanguá e Rio de Janeiro.

O intuito do encontro, a capacitação das profissionais para o atendimento de mulheres vítimas de violência e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as mesmas.

Para a professora do Instituto de Psicologia da UFF, Paula Land Cury, a atualização é sempre necessária, visto que as violências vão se configurando e sendo passíveis de serem denunciadas e cuidadas, como é o caso da violência obstétrica hoje.

“Não tem outra forma de se cuidar de mulher sem que a gente se mantenha atualizada, em rede intersetorial de atendimento, discutindo aquilo que chega para a gente. A sociedade vai mudando e temos que prestar atenção cada vez mais em coisas que antigamente não eram questões, como, por exemplo, a quantidade de mulheres que estão sendo ‘stalkeadas’ (ato de perseguir continuamente uma pessoa como se ela fosse uma presa fugindo do predador). Isso é algo muito novo, que vem de todo esse movimento de ferramentas de redes sociais, por isso, precisamos ficar atentas. Temos que estar muito fortalecidas para que essas mulheres não se percam na própria rede”, disse Paula Land.

A coordenadora do CEAM de Itaboraí, Sulamita Campanhole, falou da satisfação de receber este encontro no município e a importância da capacitação para as profissionais que lidam com mulheres que sofrem os diversos tipos de violência.

“O CEAM é a porta de entrada para essas mulheres, que buscam de forma voluntária nosso atendimento. Lá, oferecemos atendimento psicológico, psicossocial e terapêutico, quando necessário. Além de orientações jurídicas e encaminhamento para uma delegacia especializada, a fim de obter medida protetiva contra o agressor.