Casa Paulina Porto apresenta exposição sobre vida e obra de Zeca Palácio

Por Cultura

Publicado em 15/08/2023

A Casa Paulina Porto, no Centro, abriga até o dia 14 de setembro, a exposição “Vida e obra de Zeca Palácio”, que retrata a história do ator e diretor José Luiz Colobini Palácio, conhecido como Zeca Palácio. A mostra gratuita é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (IHGI).

A exposição conta com itens de iconografia e material textual em tributo à memória de uma vida dedicada ao teatro, à fé e à formação de gerações de atores e atrizes itaboraienses. Natural do Espírito Santo, o ator e diretor Zeca Palácio veio para Itaboraí ainda criança, sendo servidor público municipal por mais de 36 anos, atuando principalmente no Teatro Municipal João Caetano e na Casa do Artista José Augusto Zangrandi.

Falecido em 2020, o artista deixou um grande legado para a história e memória do teatro em Itaboraí. Seu acervo foi doado ao IHGI em 2022 pela família, e integrado ao Arquivo Histórico da instituição. O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, ressaltou a importância de valorizar os artistas que fizeram parte da história do município.

“É sempre uma honra poder abrir as portas da Secretaria de Cultura para homenagear os artistas que fizeram parte da história cultural de Itaboraí como o Zeca Palácio. A Casa Paulina Porto é um espaço de valorização da arte local e estará sempre aberta para a nossa população”, disse o secretário.

A mostra conta também com um vídeo produzido pelo IHGI com relatos de familiares, amigos e artistas do município de Itaboraí, que falam um pouco sobre a vivência com o artista. O presidente do Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (IHGI), Deivid Antunes, afirmou que o legado deixado por Zeca Palácio ficará marcado para sempre na história do município.

“Essa exposição busca perpetuar a memória de Zeca Palácio que deixou um legado marcante na história do município e para os artistas de Itaboraí. É sempre bom contar com essa parceria com a Secretaria de Cultura, que abriu esse importante espaço cultural por um mês para expor as obras e contar a história de Zeca Palácio”, afirmou Deivid.

A Casa Paulina Porto, que também é sede da Secretaria Municipal de Cultura, fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 431, no Centro

“Vida e obra de Zeca Palácio”
Data: até o dia 14 de setembro
De segunda a sexta-feira