VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Itaboraí conclui mês ‘Agosto Dourado’ com palestra para profissionais da área
Por Saúde
Publicado em 31/08/2023
Com o tema ‘Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham’, o Agosto Dourado, mês de conscientização da importância do aleitamento materno, contou com diversas ações de incentivo e esclarecimento de dúvidas no município de Itaboraí. Nesta quinta-feira (31/08), marcando o encerramento dessa campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) ofereceu uma palestra dedicada ao assunto para profissionais da área.
De acordo com a SEMSA, diversos setores estiveram envolvidos neste trabalho de conscientização na cidade, como o Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca), a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), a Rede Cegonha, o Departamento de Odontologia e ainda o programa Primeira Infância, este gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O mês de agosto foi denominado como dourado por fazer alusão ao que é considerado “padrão ouro da amamentação”. A enfermeira da Rede Cegonha e especialista em amamentação, Beatriz Andrade, explicou a importância de uma amamentação consciente, baseada na ciência e livre de mitos.
“A gente fala sobre o que de fato é embasado cientificamente e quando a gente usa a nossa experiência e a de pessoas próximas, a gente acaba reproduzindo muitos mitos. Essas informações inadequadas levam ao desmame de muitos bebês, então quando a gente se empodera do que é informação verídica, de como a gente pode estar ajudando e de informações mais simples com evidências científicas, a gente consegue levar essa mulher para uma amamentação mais prolongada e segura. Além também de proporcionar um conforto psicológico para essa mãe”, explicou.
A palestra contou com a presença de diversos profissionais da área da Saúde, como a nutrição, que atua nesse assunto esclarecendo a importância do aleitamento para o crescimento do bebê até os seis meses de vida, a forma correta de começar a introdução alimentar e a funcionalidade das vitaminas A e Ferro, essenciais nesse período, tanto para o recém-nascido, quanto para as mães. Vale destacar que a vitamina A deve ser disponibilizada para os bebês de seis a 24 meses de idade e o Sulfato Ferroso para gestantes e puérperas até o terceiro mês após o parto.
Secretaria Municipal de Saúde
Noticias em Destaque