Segurança

Itaboraí sedia 4º Encontro de Gestores de Ensino das Guardas Municipais do Estado do Rio

Por Segurança

Publicado em 21/09/2023

O município de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG), sediou o 4º Encontro de Gestores de Ensino das Guardas Municipais do Estado do Rio, que foi realizado, na manhã desta quinta-feira (21/09), no Rotary Club, no Centro. Com a presença de agentes de diferentes partes do Estado, o evento teve como objetivo discutir o chamado ‘POP’ (Procedimento Operacional Padrão) e debater a padronização de ações em todo o território fluminense.

Estiveram presentes representantes dos municípios do Rio de Janeiro, Rio Bonito, Tanguá, Magé, Guapimirim, São Pedro da Aldeia, Macaé, Mesquita, São Gonçalo, Cabo Frio, Silva Jardim, Casimiro de Abreu e mais.

A abertura do encontro foi feita pelo comandante da Guarda Municipal de Itaboraí, Alexandre Barbosa, que destacou a importância do evento para o intercâmbio de informações e ações que possam melhorar ainda mais o serviço prestado pela Guarda Municipal à população.

“O encontro é uma grande oportunidade de troca de experiência entre os agentes e, principalmente, para conversar sobre a padronização das ações da Guarda Municipal em todo o Estado. Nosso objetivo é melhorar cada vez a prestação do serviço nas ruas”, destacou o comandante.

Promovida pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-RIO), a palestra foi conduzida pelo instrutor Roque, que enfatizou as determinações previstas no Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022).

“Nosso principal objetivo foi discutir sobre o Procedimento Operacional Padrão do uso diferenciado da força, chamado de POP, e debater sobre a importância da padronização das ações que estamos fazendo em todo o Estado. A Guarda precisa estar equipada e preparada para atender a população da melhor forma”, explicou.