Moradias como prioridade – O São Gonçalo

Publicado em 10/01/2013

Moradias como prioridade

“Trabalharemos muito e a habitação será um dos pontos fortes dessa nova administração”. Foi com essa afirmação que o secretário de Habitação, Programa Social e Integração Regional de Itaboraí, Wolney Trindade, definiu as prioridades de sua pasta. Em Itambi, 256 famílias que moram em área de risco serão transferidas para um conjunto habitacional. O empreendimento, com oitos blocos e 32 apartamentos, cada, já está bem adiantado. Na última sexta-feira, integrantes do Programa Social do município estiveram no conjunto e realizaram uma limpeza no local.

Wolney lamentou que a obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), não tenha sido concluída durante a gestão passada. O secretário confirmou que o prefeito Helil Cardozo (PMDB) quer que o conjunto habitacional esteja pronto até o final do ano.
“É um absurdo tudo isso. O projeto do PAC existe há seis anos, não somente para Itambi, como para outras partes do município também, e dentro desse período nada foi feito, mesmo com dinheiro e profissionais especializados. As pessoas precisam de uma moradia decente e ninguém pensou nelas. Teremos um desafio pela frente, mas conseguiremos atingir os nossos objetivos. A meta do prefeito é concluir em dois anos, metade do que não foi feito nesses anos que o PAC está aqui em Itaboraí”, afirmou Wolney Trindade
“Além do conjunto, postos de saúde e creches também sairão do papel, para atenderem não somente os moradores que irão residir lá, mas também toda a comunidade”, completou o secretário.

Orçamento – Para dar continuidade às obras, Wolney Trindade prometeu entrar em contato com a Caixa Econômica Federal e verificar a verba que a União dispõe para o projeto. Caso não seja suficiente, disse que a prefeitura complementará.

Comunidades na pauta

O secretário garantiu que outros moradores também serão beneficiados. Segundo ele, Porto das Caixas e a comunidade do Rato Molhado também estão na pauta. A primeira, inclusive, tem previsão de término até o final do ano. Wolney ressaltou que não haverá problemas em duas construções ao mesmo tempo.
A empresa responsável pelas obras deverá ter o contrato cancelado e uma nova licitação será aberta, para equilibrar os ajustes financeiros, afim de adiantar o planejamento habitacional. Já para a segunda comunidade, haverá mais um estudo.

Wolney destacou que realiza avaliação para saber quais áreas, próximas a limites com outros municípios pertencem a Itaboraí, para que possa apresentar ao Minha Casa, Minha Vida um projeto que contemple mais empreedimentos residências na cidade. Segundo o secretário, o desejo da prefeitura é que a Construção Civil trabalhe mais em Itaboraí, pois o grande número de habitantes é uma das preocupações do prefeito Helil Cardozo.