Agricultura

Novembro Azul: ação conjunta leva serviços de saúde e bem-estar para pescadores de Itambi

Por Agricultura

Publicado em 29/11/2023

Com o objetivo de promover saúde e bem-estar, a Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Saúde (SEMSA), Agricultura (SEMAGRI), Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) e de Turismo e Eventos, em parceria com o projeto Águas da Guanabara, realizou uma ação com diversos serviços gratuitos para pescadores no Entreposto de Pesca de Itambi, na manhã desta quarta-feira (29/11).

Durante a ação promovida em alusão ao Novembro Azul, mês de prevenção e conscientização ao câncer de próstata, foram ofertados os serviços de vacinação contra a gripe, aferição de pressão e glicose, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C, vacinação, orientação sobre a tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes, tabagismo, nutrição e a importância do cuidado com a saúde do homem.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, participou da ação de conscientização e ressaltou a importância dos cuidados com a saúde do homem.

“É uma alegria imensa trazer o serviço de saúde para os pescadores de Itambi, principalmente em novembro, que é um mês fundamental na luta contra o câncer de próstata. Mas quando falamos em saúde do homem, não falamos somente sobre essa doença e sim sobre a saúde do homem como um todo. Sabemos que os homens são resistentes, mas devemos nos cuidar”, afirmou o secretário.

Desenvolvido pela Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ), o projeto “Águas do Guanabara” tem como principais objetivos ajudar na preservação da Baía de Guanabara e no desenvolvimento do trabalho pesqueiro em Itaboraí e região. Um dos pescadores que participou da ação foi José Ferreira, de 57 anos, que agradeceu a iniciativa.

“Nós, pescadores, acordamos muito cedo e por muitas vezes não conseguimos cuidar da nossa saúde. Ter acesso a esses serviços é muito importante para a gente e toda a nossa família”, disse o pescador.

A ação contou também com a participação dos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, Agricultura, Abílio Pereira, e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mattos, além de representantes de diversas secretarias.