Educação

Itaboraí inicia formação continuada para professores mediadores da rede municipal de ensino

Por Educação

Publicado em 01/04/2024

Professores mediadores que atuam na rede municipal de ensino de Itaboraí estão recebendo um ciclo de formação continuada, realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A Formação intitulada de “A prática diária no fazer pedagógico junto aos educandos com deficiência”, teve início no último dia 27 e continuará com mais encontros até o dia 12 de abril, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Nova Cidade.

A formação continuada é promovida pela Coordenação de Educação Especial da SEMED. A primeira apresentação contou com a palestra “Plano de Ensino Individualizado (PEI)”, ministrada pela fonoaudióloga e pedagoga Valéria Sales, transmitida pelo canal do youtube (https://youtube.com/live/6s2dMObMp5s). Os encontros presenciais começaram nesta segunda-feira (1º/04) e, ao todo, serão quatro, finalizando no próximo dia 12, atendendo a grupos de 100 professores em cada data.

De acordo com a SEMED, nestes encontros, o assunto abordado será a prática pedagógica com educandos com deficiências, ministrado pelas professoras pedagogas da rede municipal: Jaqueline Felizardo e Sinai Borges.

“O objetivo é oferecer um espaço de conversa, discussão e formação aos mediadores da rede pública municipal de ensino de Itaboraí abordando diferentes dimensões do fazer pedagógico na Educação Especial Inclusiva”, afirmou a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira.

A mediação escolar tem a proposição de participar da educação, do processo, trabalho e aprendizagem colaborativa do desenvolvimento do educando público alvo da educação especial, com o objetivo de auxiliar diretamente o professor regente junto ao educando. Além de facilitar as relações entre o educando, público-alvo da educação especial, seus pares e professores para subsidiar suas particularidades, como ritmos de aprendizagens diferentes e outras especificidades pedagógicas e curriculares.

“O mediador deve estar em ação e interação constante com o educando, dando suporte pedagógico vivencial e atitudinal ao aluno, para que ele avance nas distintas oportunidades de aprendizagens oferecidas pela escola. O objetivo prioritário é proporcionar autonomia ao educando”, ressaltou a coordenadora da Educação Especial na rede municipal de Educação, Valéria Sales.