Saúde

Prefeitura inicia entrega de uniformes para profissionais de Saúde da Atenção Primária

Por Saúde

Publicado em 24/04/2024

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou a entrega dos novos uniformes, nesta quarta-feira (24/04), para profissionais de Saúde que atuam na Atenção Primária do município, após mais de 10 anos da última remessa. Serão contemplados todos os servidores das unidades, são eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de Saúde Bucal, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais e agentes comunitários de Saúde.

A solenidade de entrega contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna; da subsecretária geral de Saúde, Analice Rangel; da subsecretária municipal de Atenção Primária, Marcelle Andrade; da coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Rayssa Coutinho; da coordenadora de Saúde Bucal, Carolina Piontkovsky; e do secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira.

Para médicos, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de Saúde Bucal, o uniforme é composto por um jaleco bordado. Recepcionistas e auxiliares de serviços gerais receberão camisa. Já os agentes comunitários de Saúde vão receber um kit composto por calça, camisa e boné. O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna destaca a importância da identificação das equipes para garantir mais conforto e segurança, tanto para os profissionais, quanto para a população.

“O uniforme cria uma identidade para nós, que somos servidores municipais, e também garante mais segurança para a população poder identificar com mais facilidade os colaboradores da Saúde. Por isso, recebam com muito carinho e usem esse uniforme. Esse é mais um passo importante para o avanço da Saúde na nossa cidade”, disse Hédio Mataruna.

Há 11 anos como Agente Comunitário de Saúde, Valmir Gomes, agradeceu pela chegada dos novos uniformes e contou que já enfrentou adversidades durante o trabalho, ao longo desse tempo, pela falta de identificação.

“Tenho muito a agradecer, porque, ao longo desse período, não tínhamos identificação com uniforme. Eu particularmente sofri problemas durante visitas domiciliares por não ter identificação, então acho muito importante. Agora de longe vão nos identificar. Quero agradecer, em nome de todos os ACS, a gestão por ter tido esse carinho, esse olhar, e acredito que vamos avançar ainda mais”, disse o profissional.