Governo

Itaboraí sedia evento de tecnologia e inovação Conlestech em prol de avanços para o Leste Fluminense

Por Governo

Publicado em 20/06/2024

Itaboraí sediou o Conlestech, evento de tecnologia e inovação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), nesta quinta-feira (20/06). O evento foi realizado no auditório do Helix Business Center, no Jardim Imperial, e contou com apoio da Prefeitura de Itaboraí; da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar; do Sebrae-RJ; Firjan; e Petrobras.

O Conlestech Itaboraí foi o sétimo evento de base tecnológica do programa, dedicado ao fomento da economia do conhecimento na região do consórcio. Essa edição aconteceu em um momento de grande transformação para a região Leste Fluminense, impulsionada pelo desenvolvimento do Polo Gaslub da Petrobras e a possível criação de um ‘hub’ de gás natural.

Presente no evento, o prefeito de Itaboraí e presidente do Conleste, Marcelo Delaroli, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do Leste Fluminense.

“É muito importante ressaltar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por toda equipe técnica do Conleste, que vem trabalhando diariamente em prol de avanços em nossa região. A nossa cidade sofreu por anos em razão dos problemas relacionados ao antigo Comperj, mas agora está colhendo os frutos de muito trabalho da Prefeitura de Itaboraí e do Conleste, mostrando que a nossa cidade tem um potencial muito grande de ser a capital do Gás em nosso estado. O Conlestech Itaboraí vem para agregar nesse desenvolvimento com troca de ideias e experiências”, disse Marcelo Delaroli.

O evento teve como objetivo discutir como essas iniciativas podem promover uma matriz energética mais limpa, incentivar a inovação tecnológica, garantir a qualificação da mão de obra local e assegurar a segurança jurídica necessária para atrair investimentos. Além disso, discutiu a sustentabilidade e o empreendedorismo regional, explorando oportunidades e benefícios que podem transformar Itaboraí na capital nacional do gás natural, posicionando-a como um centro regional estratégico na cadeia produtiva de energia do país.

O Conlestech Itaboraí contou com um painel temático sobre Gás Natural, Transição Energética, Inovação e Sustentabilidade com palestras de representantes da Petrobras; da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro; do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); da Firjan; do SEBRAE/RJ; e da Comissão Especial de Crédito de Carbono da Ordem de Advogados do Brasil (OAB).

O secretário interino de Estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, participou do evento e ressaltou a importância do município de Itaboraí para o desenvolvimento de toda a região.

“O município de Itaboraí tem fundamental importância para o desenvolvimento do Leste Fluminense. Essa edição do Conlestech vem para promover debates e trocas de ideias entre autoridades e representantes de vários municípios, buscando sempre avanços para toda a região consorciada pelo Conleste”, disse Felipe Peixoto.