VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Meio Ambiente e Urbanismo
Itaboraí realiza Conferência Municipal de Meio Ambiente com foco na transformação ecológica
Por Meio Ambiente e Urbanismo
Publicado em 13/12/2024
O Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí foi palco da Conferência Municipal de Meio Ambiente, que teve como tema “O Desafio da Transformação Ecológica”. O evento aconteceu durante todo o dia, nesta sexta-feira (13/12), reunindo autoridades municipais, representantes da sociedade civil e membros da comunidade para debater questões cruciais relacionadas à crise climática global e local.
A conferência marcou um passo importante na busca por ações concretas para enfrentar os desafios climáticos. O encontro promoveu discussões que resultaram na elaboração de dez propostas prioritárias (duas para cada eixo temático), que serão apresentadas na Conferência Estadual do Meio Ambiente.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Alyne Saldanha, destacou a relevância de apresentar propostas que possam somar com a preservação do meio ambiente e impactar de forma positiva, na crise climática.
“Estamos aqui com representantes da sociedade civil, do público, das comunidades, da equipe da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, com o objetivo de promover esse debate tão necessário. Vivemos tempos desafiadores, marcados por grandes mudanças climáticas, que exigem reinvenção para reverter a situação do planeta. No âmbito do nosso município, queremos colaborar com soluções e propostas que possam integrar esforços maiores em nível estadual e federal”, explicou a secretária.
O evento faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, prevista para 2025, e busca assegurar que as propostas apresentadas reflitam as demandas locais, com foco na sustentabilidade e na equidade social.
A conferência também funcionou como um espaço de diálogo participativo, onde diferentes vozes, especialmente de grupos em situação de vulnerabilidade, foram ouvidas para promover uma governança climática alinhada aos desafios e necessidades locais.
Durante a manhã, os debates foram organizados em cinco eixos temáticos fundamentais para o enfrentamento da crise climática:
Mitigação: Estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Adaptação e Preparação para Desastres: Como fortalecer a resiliência local frente aos impactos climáticos.
Justiça Climática: Garantir que a transição ecológica contemple a inclusão social e reduza desigualdades.
Transformação Ecológica: Incentivar mudanças estruturais na economia e no estilo de vida que priorizem o meio ambiente.
Governança e Educação Ambiental: Fortalecer a participação cidadã e a educação ambiental para transformar atitudes e políticas públicas.
Além disso, foram eleitos três delegados municipais que representarão Itaboraí nas etapas estaduais e nacionais da conferência.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque